CRIANÇAS

Prefeitura do Recife anuncia nova expansão de vagas em creches

Segundo a gestão, neste mês de maio, com a construção de uma nova unidade, no bairro do Monteiro, e quatro ampliações e requalificações, contemplando Ibura, Jordão, Guabiraba e Vasco da Gama, e ainda cinco novas creches em parceria

Publicado em: 09/05/2024 17:09 | Atualizado em: 09/05/2024 19:01

Anúncio aconteceu nesta quinta-feira (9), no Compaz Ariano Suassuna (Rafael Vieira/DP Foto)
Anúncio aconteceu nesta quinta-feira (9), no Compaz Ariano Suassuna (Rafael Vieira/DP Foto)
 
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou, nesta quinta-feira (9), nova expansão de vagas em creches da rede municipal de ensino. 
 
A solenidade, no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, além de deputados federais e estaduais, senadores e vereadores.
 
Segundo a gestão, neste mês de maio, com a construção de uma nova unidade, no bairro do Monteiro, e quatro ampliações e requalificações, contemplando as unidades nos bairros do Ibura, Jordão, Guabiraba e Vasco da Gama. 

Além disso, a gestão municipal também anunciou a abertura de novas vagas em cinco creches já existentes em parceria com instituições sem fins lucrativos e cooperativas distribuídas nos bairros de Areia, Jiquiá, Iputinga, Córrego do Jenipapo e Várzea. 

Com isso, a prefeitura prevê chegar a 14.077 vagas na rede, um aumento de 110,49% em relação à meta inicial, já que quando o prefeito assumiu a gestão, em 2020, haviam 6.439 vagas à época. 
 
As dez unidades anunciadas nesta quinta (9) pela gestão municipal irão ofertar de forma imediata cerca de 1.300 novas vagas para o serviço de creche, 600 a mais do que anunciado no compromisso anterior. São atendidas crianças de 0 aos 3 anos. 

Com isso, a prefeitura pretende alcançar 160 creches na cidade, com a previsão de ofertar 14 mil vagas. 
 
Pré-escolar
 
Também foram anunciadas 700 vagas para a etapa de pré-escola, contemplando crianças com 4 e 5 anos.

Atualmente, o Recife tem 30 mil alunos cadastrados na rede municipal de ensino.
O prefeito João Campos destacou as ações da prefeitura para tentar reduzir a fila de espera de alunos que querem acessar a rede de creche municipal  (Foto: Rafael Vieira/DP )
O prefeito João Campos destacou as ações da prefeitura para tentar reduzir a fila de espera de alunos que querem acessar a rede de creche municipal (Foto: Rafael Vieira/DP )

“Estamos avançando cada vez mais em obras no setor da educação, onde em nossa gestão cerca de 200 obras estão sendo executadas somente nesta área. A criança não pode ficar fora da sala de aula. A criança tem que estudar. É preciso oferecer educação de qualidade. Queria dizer que fazer essas 7 mil vagas, 400 salas de aula, implantar o regime integral nas unidades, tudo isso em três anos e meio demanda muito esforço e trabalho”, destacou João Campos.

Fila de espera

Mesmo com as novas vagas ofertadas pela gestão estadual, o Recife tem hoje uma fila de espera de quase 4,5 mil alunos para acessar o serviço de creches da cidade. 

O chefe do Executivo Municipal destacou que as 1,3 mil novas vagas anunciadas nesta quinta (9) irão reduzir consideravelmente a fila de espera. 
Juliene Moura destacou a importância da creche na vida de seu filho, o pequeno Dayo Moura  (Foto: Rafael Vieira/DP )
Juliene Moura destacou a importância da creche na vida de seu filho, o pequeno Dayo Moura (Foto: Rafael Vieira/DP )

“Primeira coisa para você resolver um problema é reconhecer que ele existe. Então, nós implantamos um novo sistema para acompanhar isso. Existe fila sim, não tem vaga pra todo mundo. Vamos fazer um plano de ação para resolver isso. Então anunciamos 1,3 mil vagas hoje, mas terão muitas outras vagas que serão criadas. A solução é criar ainda mais novas vagas, pois enquanto houver necessidade, a gente vai construindo novas unidades parcerias, ampliando também as já existentes e construindo novas creches”, destacou Campos.
 

Análise 
 
A vendedora Juliene Moura, de 31 anos, colocou o seu filho, o pequeno Dayo Moura, de 4 anos, na Creche Escola Municipal Mércia Maria Bezerra Costa, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife.

Ela destacou a importância da unidade para a vida de seu filho. 

“As pessoas ficam encantadas com as coisas, então assim, não tem coisa melhor que o filho da gente chegar em casa e dizer: ‘já pensasse mãe? Eu já aprendi um monte de coisa hoje’. Daí eu tenho que parar e ouvir tudo né? Pra mim compartilhar isso é dizer que sem dúvida nenhuma optar por essa escolha acaba mudando a vida da gente. Eu não sei o que seria da vida da gente sem essa creche para a vida de Dayo”, destacou Juliene.