Emprego

Governadora Raquel Lyra abre Feirão de Empregos, em Caruaru, e entrega mais uma Casa do Trabalhador e Centro de Qualificação da Mulher

O equipamento é uma reformulação da tradicional Agência do Trabalho, promovida pela parceria entre os governos estadual e federal

Publicado em: 02/05/2024 15:22 | Atualizado em: 02/05/2024 16:15

A Casa do Trabalhador é uma reformulação da tradicional Agência do Trabalho, promovida pela parceria entre os governos estadual e federal (Foto: Miva Filho/ Secom)
A Casa do Trabalhador é uma reformulação da tradicional Agência do Trabalho, promovida pela parceria entre os governos estadual e federal (Foto: Miva Filho/ Secom)
A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quinta-feira (2), mais uma Casa do Trabalhador no Estado. Desta vez, em Caruaru, no Agreste Central pernambucano. O espaço é o segundo deste tipo do Estado e também conta com uma unidade do Centro de Qualificação da Mulher. Ainda na sua passagem pela Capital do Agreste, a chefe do Executivo abriu o Feirão de Empregos promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe).
 
O mês de março 2024 foi de saldo positivo de empregos em Pernambuco, com 1.364 novas carteiras assinadas. De acordo com o governo do Estado, essa é a primeira vez em que o número de admissões no Estado supera o de demissões, no mês de março, desde que as estatísticas do emprego formal começaram a ser medidas pelo Novo Caged, em 2020. 
 
“Nosso time tem trabalhado fortemente para garantir que Pernambuco possa ser um Estado muito melhor para empreender e gerar emprego e renda para o nosso povo. Neste contexto, Caruaru comemora ser a cidade do interior que mais gerou oportunidades. Sabemos da importância de espaços como esses, que serão a porta de acesso para que a população pernambucana possa ingressar no mercado de trabalho”, destacou Raquel Lyra.
 
A Casa do Trabalhador é uma reformulação da tradicional Agência do Trabalho, promovida pela parceria entre os governos estadual e federal. A iniciativa pretende ampliar e modernizar o funcionamento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em todo o país. Em Pernambuco, a unidade central, no Recife, foi a primeira do Brasil a passar pela reestruturação. “Sabemos que, em Pernambuco, cada município tem uma realidade econômica diferente. Juntos, vamos conseguir interiorizar, dialogar e replicar essas ações”, ressaltou a superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco, Patrícia Anjos.
 
O espaço ofertará consulta e encaminhamento para vagas de emprego, habilitação ao Seguro Desemprego; apoio psicológico com foco na orientação profissional; ilha digital; laboratório de informática, brinquedoteca; e Cabide Solidário (doação de roupas adequadas para participação em entrevistas de emprego). A Casa do Trabalhador fica localizado na Rua Floriano Peixoto, 147, Centro, Caruaru, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
 
A deputada estadual Débora Almeida, reconheceu o esforço do Governo do Estado em interiorizar serviços como estes. “É gratificante ver as ações do Governo de Pernambuco chegando no interior. Hoje nós temos uma gestão que olha para todas as regiões sem distinção, distribuindo o desenvolvimento do nosso Estado para todos", observou.
 
Segundo a titular da Sedepe, Amanda Aires, o equipamento tem como objetivo trazer dignidade, justiça e inclusão social por meio do trabalho, em um mês tão representativo, no qual se celebra o Dia do Trabalhador. “O equipamento dispõe de um melhor ambiente para que os trabalhadores se sintam acolhidos nessa busca pelo emprego”, ressaltou a secretária.
 
Inserido dentro da Casa do Trabalhador, o Centro de Qualificação da Mulher tem o intuito de oferecer formação sociopolítica, técnica e empreendedora. Lá, serão ofertados cursos de capacitação em temáticas alinhadas à necessidade do mercado de trabalho e conforme a vocação econômica local, que abordarão desde o desenvolvimento das habilidades comportamentais às competências técnicas. 
 
O cronograma de capacitações da unidade Caruaru será divulgado periodicamente no site, com início da programação previsto para a segunda quinzena do mês de maio.
 
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, ressaltou a importância da chegada do espaço em um momento de festividade na cidade. “O São João chega trazendo milhares de empregos temporários para o nosso povo. É uma culminância dentro de um processo que não começou hoje, mas está ainda mais firme com a parceria com o Governo do Estado no fomento, na criação e geração de emprego e renda”, pontuou o gestor.
 
Feirão de empregos
 
O Feirão aconteceu com a participação de 24 empresas oferecendo oportunidades em diversas áreas. Foram disponibilizadas 600 vagas para que a população de diversos municípios pudessem ir em busca de uma colocação no mercado de trabalho. 
 
Diane Bruna, de 37 anos, mora na cidade de Lagoa dos Gatos e foi ao Feirão em busca do primeiro emprego de carteira assinada. ”Eu já consegui trabalhos informais, mas nunca formal. Espero sair daqui hoje com um emprego e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, concluiu.
 
Também participaram das agendas o deputado estadual Joãozinho Tenório; os prefeitos Fábio Aragão (Santa Cruz do Capibaribe) e Dió Filho (Riacho das Almas), os secretários coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Mariana Melo (Mulher); além do presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta; e os vereadores Izaac da Saúde, Aline Nascimento, Nelson Diniz e Lula Tôrres.