ORIENTE MÉDIO

Rabinos e jornalista são detidos ao levar alimentos a Gaza

Os três rabinos e uma jornalista norte-americana foram detidos juntamente com três ativistas israelenses

Publicado em: 26/04/2024 18:42

As detenções foram denunciadas pela Rabbis for Peace (Rabinos pela Paz) (foto: AFP)
As detenções foram denunciadas pela Rabbis for Peace (Rabinos pela Paz) (foto: AFP)

Três rabinos e uma jornalista norte-americana foram hoje detidos, juntamente com três ativistas israelenses, pela polícia de Israel quando tentavam atravessar a passagem de Erez para levar alimentos para a Faixa de Gaza. As detenções foram denunciadas pela Rabbis for Peace (Rabinos pela Paz), a organização a que pertencem os rabinos presos, que identificou ainda a jornalista como Ayelet Waldman.

 

O gabinete de guerra de Israel aprovou no início de abril a abertura do porto de Ashdod e da passagem de Erez, no norte de Gaza, como uma medida para aumentar o fluxo de ajuda humanitária, mas estas entradas estão sujeitas a enormes restrições e controles pelas autoridades israelenses.

 

"O governo israelita está usando a fome como arma de guerra contra 2,3 milhões de palestinos na Faixa de Gaza ocupada", acusou a Rabbis for Peace. "Esta fome fabricada se segue a décadas de deslocação forçada, ocupação militar e subjugação comunitária pelo governo israelense", acrescentam.

 

A ofensiva israelita em Gaza já causou mais de 34.356 de palestinos mortos e 77.368 mil feridos e uma situação de crise humanitária catastrófica no enclave.

 

Em Israel, a Rabbis for Peace é uma das muitas organizações que realizam trabalhos ligados à promoção dos direitos humanos. Entre as principais pautas estão a dos palestinos que vivem em Gaza e na Cisjordânia, os direitos das mulheres, dos cidadãos árabes de Israel e dos judeus oriundos dos países árabes.