Saúde em pauta

Lula da Fonte convoca audiência pública para discutir cânceres hematológicos e desafios no tratamento

O debate buscará discutir e pensar soluções para os problemas apontados pelas frequentes queixas recebidas por entidades de saúe

Publicado em: 18/04/2024 08:15

Lula da Fonte (PP/PE) fez o requerimento para o debate. (Foto: Divulgação)
Lula da Fonte (PP/PE) fez o requerimento para o debate. (Foto: Divulgação)
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados discutirá os desafios dos tratamentos de cânceres hematológicos e talassemia no estado de Pernambuco. O requerimento foi feito pelo deputado federal Lula da Fonte (PP/PE).

Foram convocados para o debate, a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcante, e o representante da Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), Eduardo Maercio Fróes, além de representantes da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), e da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. Somados a outros representantes da sociedade civil com experiências nos tratamentos de leucemia e afins.

De acordo com o parlamentar, as entidades públicas e privadas de saúde que atendem à população pernambucana receberam um grande volume de queixas, como desabastecimento de medicamentos e escassez de insumos básicos, além de carência de leitos e infraestrutura inadequada.

As reclamações mais frequentes são em relação aos serviços prestados pelo HEMOPE, principalmente limitações no acesso a exames essenciais e de imagem, como ressonância magnética T2*, ecocardiograma, densitometria óssea e ultrassom de abdômen, além de dificuldades de acesso ao serviço de transporte sanitário e alimentação durante as transfusões.

“São problemas que os Estados e os Municípios não conseguem resolver sozinhos, precisamos de mais atenção por parte dos entes públicos e já temos a empatia da ministra Nísia Trindade, em causas importantes como essas.”, frisou Lula da Fonte. 

“Vamos reunir as autoridades federais e estaduais e os representantes das entidades que atuam na frente de atendimento para discutir os problemas apontados, na busca por soluções”, complementou.

Tags: debate | câncer | audiência | fonte | da | lula | saúde |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.