VIOLÊNCIA

Adolescente é morto a tiros e jovem de 19 anos é preso pela autoria do crime

Este foi o segundo caso de assassinato envolvendo adolescentes em menos de 72h no Grande Recife

Publicado em: 16/04/2024 17:05 | Atualizado em: 16/04/2024 17:14

O corpo do adolescente foi encaminhado para o IML do Recife, no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife  (Foto: Arquivo )
O corpo do adolescente foi encaminhado para o IML do Recife, no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife (Foto: Arquivo )
Mais um adolescente foi assassinado a tiros no Grande Recife. Em menos de 72 horas, dois casos foram registrados pela Polícia Civil, sendo um no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e outro em Coqueiral, na Zona Oeste da capital. 

O mais recente foi de um adolescente de 15 anos morto a tiros em Coqueiral. O caso aconteceu na segunda-feira (15), mas foi confirmado pela polícia nesta terça-feira (16). 

Segundo a polícia, o autor do assassinato, um jovem de 19 anos, foi preso em flagrante após o crime. O suspeito foi auatuado também pelo porte e posse ilegal de arma de fogo, sendo a mesma usada para matar o adolescente. 

“Foi instaurado inquérito policial para apurar todos os fatos", disse a Polícia Civil por meio de nota. 

Após passar por perícia do Instituto de Criminalística (IC), o corpo do adolescente foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife. 

Outro caso

Vídeos de câmeras de segurança mostram o momento em que um adolescente de 16 anos foi assassinado com um tiro à queima-roupa em uma quadra de esportes na Zona Norte do Recife. 
 
A morte de Gabriel Justino de Souza Barros aconteceu no fim de semana. As imagens começaram a circular nas redes sociais e foram divulgadas nesta terça.

O crime aconteceu na Praça do Trabalho, em Casa Amarela, em plena luz do dia, na frente de vários jovens que jogavam futebol. 
 
Há informações de que  Gabriel ainda foi levado para uma unidade de saúde e não resistiu aos ferimentos. 
 
Por nota, a Polícia Civil informou que registrou o caso  por meio da Equipe de Força Tarefa de Homicídios na Capital, como homicídio consumado. 

"A vítima, um adolescente de 16 anos, foi socorrida em uma unidade hospitalar local, com perfurações de arma de fogo, após ser encontrada em via pública, na Praça do Trabalho, em Casa Amarela", afirmou.
 
Ainda segundo a polícia, a vítima não resistiu aos ferimentos.  "As investigações seguem até o esclarecimento do caso", completa a nota. 
 
Até a última atualização desta matéria, não havia informação sobre a prisão do suspeito. 

Gabriel foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife, na segunda (15) e amigos e familiares relatam que o jovem foi morto por um motivo banal.
 
Nas redes sociais, a vítima teria curtido uma foto de uma jovem, que seria namorada do autor dos disparos, que não teve o nome divulgado. 

Estatísticas 

Pernambuco registrou em fevereiro deste ano um aumento de 300% no número de casos de crianças e adolescentes feridos ou mortos por tiros, em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são do relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado. 

O segundo mês de 2024 foi marcado pelo elevado número de crianças e adolescentes baleados na Região Metropolitana do Recife. 
 
Ao menos 16 pessoas entre 0 e 17 anos foram baleadas e entre os baleados, três eram crianças (duas morreram e uma ficou ferida) e 13 eram adolescentes (nove deles morreram e quatro ficaram feridos).
 
Em fevereiro do ano passado, quatro adolescentes foram mortos a tiros e nenhuma criança foi baleada.
Tags: adolescente | morto | tiros | jovem | preso |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.