DESCARBONIZAÇÃO

Em anúncio de investimentos, Neoenergia apresenta planos para usina de energia solar em Fernando de Noronha

Projeto de descarbonização será primeira usina flutuante da concessionária; previsão para o início das operações é 2026

Publicado em: 29/04/2024 19:37

Diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, introduziu planos para descarbonização de Fernando de Noronha (Sandy James/DP)
Diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, introduziu planos para descarbonização de Fernando de Noronha (Sandy James/DP)
Durante o anúncio de investimentos para Pernambuco junto à governadora Raquel Lyra (PSDB) no Palácio do Campo das Princesas nesta segunda (29), a Neoenergia apresentou planos para a construção de uma usina de energia solar em Fernando de Noronha.

A obra é parte vital da proposta de descarbonização do arquipélago, com os projetos “Solar Flutuante”, que prevê a instalação de sistema de geração de energia solar no Açude de Xaréu, e “Noronha Verde”, referente ao estabelecimento da usina com sistema de armazenamento.

A iniciativa espera resultado de 90% de descarbonização da ilha, e receberá um investimento de R$ 350 milhões. De acordo com o diretor-presidente da concessionária no Estado, Saulo Cabral, a usina deve ser inaugurada ainda este ano, mas a previsão para o início das operações é para 2026 “se conseguir as autorizações”.