CHILE

Incêndio florestal no Chile deixa ao menos quatro mortos

Por: AFP

Publicado em: 03/02/2023 19:00

 (Foto: JAVIER TORRES / AFP
)
Foto: JAVIER TORRES / AFP
Pelo menos quatro pessoas morreram, nesta sexta-feira (3), em um dos 178 focos de incêndio ativos na região centro-sul do Chile, e que levou o governo a declarar o estado de catástrofe na região.

"Temos que lamentar [...] a confirmação de quatro pessoas mortas. São pessoas que se locomoviam em veículos" na localidade de Santa Juana, na região de Biobío, informou a ministra do Interior, Carolina Tohá.

Tohá comunicou que duas das vítimas morreram após serem alcançadas pelas chamas quando estavam em uma estrada principal, enquanto as outras duas morreram devido a um acidente de trânsito, "provavelmente tentando escapar do fogo".

De acordo com as autoridades, cerca de 200 incêndios devastaram uma área de mais de 29 mil hectares, deixando 107 casas danificadas e 12 pessoas feridas. Dos 178 focos ativos, 39 ainda não foram controlados.

O governo do Chile declarou estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío. Os focos também afetaram a localidade de Maule e Araucanía.

O presidente do país, Gabriel Boric, decidiu suspender suas férias e foi para a cidade de Concepción (510 quilômetros ao sul de Santiago).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.