NOVA EMBAIXADORA

Elizabeth Bagley: "O Brasil não tem melhor parceiro do que os EUA"

Publicado em: 01/02/2023 09:49

 (Foto: Material cedido ao Correio/Reprodução)
Foto: Material cedido ao Correio/Reprodução
A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, desembarcou em Brasília, à 1h20 da madrugada desta quarta-feira (1º/2). A diplomata vai representar o país norte-americano por, pelo menos, 18 meses.

Bagley chegou ao lado do filho, que irá acompanhá-la durante a primeira semana de trabalho em solo brasileiro. Em discurso, logo após o desembarque, ela afirmou que é uma "grande honra e privilégio" vir ao Brasil como representante pessoal do presidente Joe Biden e que trabalhará para realizar uma agenda "ambiciosa" do democrata com o Brasil.

"Gostaria de ressaltar: o Brasil não tem melhor parceiro do que os Estados Unidos. Seja no apoio ao crescimento econômico compartilhado e inclusivo, na promoção da paz e da segurança, no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas, na parceria sobre direitos humanos, na criação de maiores oportunidades para as mulheres ou na proteção e fortalecimento da democracia, os Estados Unidos são um parceiro natural e comprometido com o Brasil", assegura Bagley.

A diplomata destacou, ainda, que os EUA e o Brasil são, acima de tudo, "amigos que pensam da mesma forma" em uma série de questões relevantes. "Estou ansiosa para começar a trabalhar imediatamente, e para garantir que aproveitemos cada oportunidade para alcançar todo o potencial de nossa parceria", pontuou a embaixadora.

Além de diplomata, Bagley, de 70 anos, é advogada, ativista política e filantropa. Foi embaixadora em Portugal e assessora dos secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton e Madeleine Albright. Ela também atuou como representante especial na Assembleia Geral das Nações Unidas e como representante especial para Parcerias Globais.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.