Deputados tomam posse na Alepe e nova Mesa Diretora é nomeada

Publicado em: 01/02/2023 22:16

 (foto: Taylinne Barret/DP)
foto: Taylinne Barret/DP

Durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), 49 deputados e deputadas estaduais foram empossados para a 20ª legislatura da Casa, nesta quarta-feira. Na ocasião também foi apresentada a nova Mesa Diretora. Único nome a disputar o cargo, o deputado Alvaro Porto (PSDB) foi eleito presidente da Alepe, já a primeira secretaria, segundo posto mais cobiçado,  ficou com Gustavo Gouveia (Solidariedade), ambos foram eleitos por unanimidade. Presente na solenidade, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou o deputado Izaías Régis (PSDB) como o líder do governo na Casa.

 

Dentre os parlamentares empossados, 24 foram eleitos pela primeira vez e 25 reassumem o cargo. Presente na solenidade presidida pelo vice-presidente da Alepe durante a legislatura passada, Aglailson Victor (PSB), a governadora Raquel Lyra (PSDB) em um discurso de cerca de 10 minutos falou sobre a importância do diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo estadual no avanço de pautas prioritárias  e também saudou os parlamentares que dão início à 20° legislatura da Assembleia. "Meus sinceros votos de sucesso", disse a tucana aos parlamentares.

 

"O diálogo permanente é nosso comprometimento com essa Casa", continuou a gestora, que durante sua fala também anunciou o nome escolhido para ser o líder do governo na Alape, o deputado estadual Izaías Régis. O convite se deu nesta terça-feira durante um almoço com o correligionário. "Pra mim é uma satisfação imensa ser líder desse governo porque sei que vou liderar a melhor gestão de Pernambuco", declarou o deputado.

 

Mesa Diretora

 

Após o rito de posse dos deputados e deputadas, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Casa de Joaquim Nabuco. Como esperado, em uma votação unânime o deputado Álvaro Porto - único nome a concorrer ao cargo - foi o nome eleito para a presidência da Alepe. "A Alepe está com uma sintonia muito boa, então a expectativa é que essa união vai ser boa para o povo de Pernambuco", disse Álvaro. "A gente vai analisar todos os projetos que vierem da base do estado, a governadora terá governabilidade na Casa (...) É um dia especial para toda a Casa de Joaquim Nabuco", completou. 

 

O deputado estadual Gustavo Gouveia, eleito 1º secretário da Alepe, segundo cargo mais cobiçado. Já a disputa pela 1ª vice-presidência foi para 2º turno entre Aglailson Victor e Simone Santana que receberam 24 votos cada no 1º turno, é necessário maioria absoluta para a vitória, ou seja, 25 votos. A segunda fase da disputa ficou da seguinte maneira: 28 votos para Aglailson contra 18 de Simone, e um branco. Com isso, Aglailson Victor foi eleito o novo 1º vice-presidente da Casa.

 

A 2ª vice-presidência ficou com Francismar Pontes (PSB), que recebeu 25 votos contra 23 do deputado Doriel Barros (PT), que era tido como preferido na disputa. Na sequência, a 2ª Secretaria ficou com o deputado Cleiton Collins (PP), que obteve 44 votos; a 3ª Secretaria com Socorro Pimentel (UB), 46 votos; e a 4ª Secretaria com Joel da Harpa (PL), com 45 votos.

 

Os sete suplentes eleitos foram: Rodrigo Farias (PSB), 48 votos; Henrique Queiroz Filho (PP), 46 votos; , Gilmar Júnior, 45 votos; Coronel Alberto Feitosa (PL), 46 votos; William Brígido (Republicanos),  45 votos; Joãozinho Tenório, 48 votos; e France Hacker, 48 votos.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.