Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Diario de Pernambuco Assine o Diario Central de assinantes
Pernambuco.com

Recife, 22/MAR/2017
 
cheia

Mercados


Região Metropolitana do Recife


Visualizar Mercados públicos em um mapa maior

RECIFE

Mercado da Boa Vista
Rua da Santa Cruz, s/n, Boa Vista. Fone: (81) 3355-3042

Foto do Mercado da Boa Vista

Mercado da Boa Vista. Crédito: Alcione Ferreira/DP/D.A. Press

O Mercado da Boa Vista foi construído no início do século, em meio a um conjunto arquitetônico composto por casario e as igrejas Santa Cruz e São Gonçalo. O mercado conta com 63 boxes que comercializam gêneros alimentícios como frutas, cereais, verduras, carnes e peixes, além de abrigar armarinhos, salão de beleza e praça de alimentação. Aberto de segunda a sábado, das 6h às 18h; e aos domingos e feriados das 6h às 13h.

Mercado da Encruzilhada
Rua Dr. José Maria, s/n, Encruzilhada. Fone: (81) 3355-3026

Foto do Mercado da Encruzilhada

Mercado da Encruzilhada. Crédito: Cecília de Sá Pereira/Aqui PE/D.A. Press

Mercado da Encruzilhada foi inaugurado em 1950. Nos seus 195 boxes podem ser encontrados diversos artigos, desde gêneros alimentícios, passando por utilitários, a artesanato em palha. Há ainda artigos de armarinho, gaiolas, aquários, tabacarias, sapateiros, bares e uma praça de alimentação. Aberto de segunda a sábado, das 6h às 18h; e aos domingos das 6h às 13h.

Mercado de São José
Praça Dom Vital, s/n, São José. Fone: (81) 3355-3399

Foto do Mercado de São José

Mercado de São José. Crédito: Alcione Ferreira/DP/D.A. Press

O Mercado de São José, inaugurado em 1875, é uma das primeiras construções do Brasil que possui toda a sua estrutura feita em ferro. O projeto seguiu o modelo do Mercado de Grenelle, na França, e está localizado numa área conhecida como Praça do Mercado, onde fica também a Basílica de Nossa Senhora da Penha (1870). O mercado tem 542 boxes, que comercializam artesanato, carne e peixe frescos. Aberto de segunda a sábado, das 6h às 18h; e aos domingos e feriados, das 6h às 13h.

Mercado de Boa Viagem
Avenida Conselheiro Aguiar, 4834, Boa Viagem

Foto do Mercado de Boa Viagem

Mercado de Boa Viagem. Crédito: Alcione Ferreira/DP/D.A. Press

Localizado na zona sul do Recife, o Mercado de Boa Viagem atende à população do bairro em serviços variados: de assistência técnica de eletrodomésticos, passando pelas mercearias tradicionais, até salão de beleza. No total, são 191 boxes. Aberto de segunda a sábado, das 6h às 18h; e aos domingos e feriados, das 6h às 12h.

Mercado de Casa Amarela
Rua Padre Lemos, s/n, Casa Amarela. Fone: (81) 8877-4877

Foto do Mercado de Casa Amarela

Mercado de Casa Amarela. Crédito: Alcione Ferreira/DP/D.A. Press

Inaugurado no dia 9 de novembro de 1930, o mercado tem atualmente 100 boxes, onde são oferecidos produtos regionais, como queijo de coalho e charque (vinda diretamente do Sertão do estado), além de frutas, ervas e artesanato. Na área externa do mercado, estão localizados bares e restaurantes - alguns chegam a funcionar 24 horas por dia, oferecendo as três refeições ao público. Aberto de segunda a sábado, das 6h às 18h; e aos domingos e feriados, das 6h às 13h.

Mercado da Madalena
Rua Real da Torre, 270, Madalena. Fone: (81) 3355-3038

Foto do Mercado da Madalena

Mercado da Madalena. Crédito: Alcione Ferreira/DP/D.A. Press

O Mercado da Madalena foi construído no ano de 1925 e foi batizado com o nome de Mercado Bacurau, por funcionar à noite. Hoje, conta com 180 boxes, que comercializam gêneros alimentícios e utilitários, além de prestar alguns serviços como barbearia, costura e sapateiro. É também ao lado do mercado que acontece a tradicional feira de passarinhos, autorizada e regulamentada pelo Ibama, desde 1997. No quesito alimentação, entre as iguarias oferecidas, pratos regionais como munguzá, tapioca, cuscuz, sarapatel, galinha de cabidela e buchada. Aberto de segunda a sábado das 6h às 18h; e aos domingos e feriados, das 6h às 13h.

Mercado do Cordeiro
Largo do Mercado do Cordeiro, s/n, em frente ao Hospital Getúlio Vargas. Fone: (81) 3355-3035

Foto do Mercado do Cordeiro

Mercado do Cordeiro. Crédito: Cecília de Sá Pereira/DP/D.A. Press

Localizado na zona oeste do Recife, o mercado do Cordeiro teve sua edificação destruída para posterior reconstrução. Hoje, ele conta com 117 boxes e comporta pátio interno para eventos, praça de alimentação, sanitários, acessibilidade, medidores individuais de energia, estacionamento e área de carga e descarga. Aberto às segundas, terças e quartas-feiras, das 6h às 19h; às quintas, das 6h às 21h; às sextas, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 21h; e aos domingos, das 6h às 19h.

OLINDA

Mercado da Ribeira
Rua Bernardo Vieira de Melo, s/n, Ribeira. Fone: (81) 3493-9708

Artesanato do Mercado da Ribeira

Artesanato do Mercado da Ribeira. Crédito: Roberto Ramos/Aqui PE/D.A. Press

Construção do século XVI. Atualmente, funcionam nele diversas lojas de artesanato, oficinas de entalhadores, livraria e a Oficina Guaianases de Gravura – que tem um rico acervo de pedras litográficas e de rótulos impressos por meia da litografia. Em frente ao mercado, estão localizadas as ruínas do Antigo Senado, onde, em 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o “primeiro grito” em favor da República no Brasil. Funciona todos os dias, das 9h às18h30. Há lojas que ficam abertas até as 21h.

Mercado Eufrásio Barbosa
Avenida Sigismundo Gonçalves, s/n, Varadouro. Fone: (81) 3439-2911

Foto do Mercado Eufrásio Barbosa

Mercado Eufrásio Barbosa. Crédito: Roberto Ramos/D. A Press

O mercado, situado na entrada da cidade, foi sede da antiga Casa da Alfândega Real, onde eram vendidos os produtos vindos da Europa. Naquela época, os finos tecidos europeus eram pendurados em varas de madeira com pedaços de ouro nas pontas. Daí o nome do bairro: Varadouro. Hoje em dia, é comum ver grupos folclóricos e maracatus se apresentando nas tardes de domingo - uma demonstração da cultura pernambucana. O mercado fica aberto de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h30.



  • Conheça as belezas do Pantanal brasileiro

  • Petrolina é a capital do Sertão de Pernambuco

  • Descubra as belezas do Litoral Sul pernambucano

  • Descubra as belezas do Litoral Norte pernambucano

  • Conheça o Centro de Artesanato de Pernambuco

  • História de Pernambuco preservada no Museu do Estado

  • Visite o Parque dois Irmãos

  • Fernando de Noronha é o Paraíso Pernambucano

  • Descubra a arte de Francisco Brennand

Saiba todos os filmes em cartaz, os shows agendados, as peças de teatro e exposições que fazem de Pernambuco um dos estados culturalmente mais ricos do Brasil. Tem opções para todos os gostos. É só se programar!

Quem experimenta as delícias da culinária regional pernambucana geralmente pede mais. Da macaxeira com charque ao bolo de rolo, a cozinha por aqui é lugar sagrado e o estado está cheio de opções de bares e restaurantes para vocês experimentar!







SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss

[X Fechar]