Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Diario de Pernambuco Assine o Diario Central de assinantes
Pernambuco.com

Recife, 22/JUL/2017


Home | MARCO ZERO


Marco Zero. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Localizado no coração do Recife Antigo, a Praça Rio Branco, mais conhecida como Praça do Marco Zero, é o ponto de origem da capital de Pernambuco. No centro do solo da praça, preste atenção na Rosa do Ventos, do artista plástico pernambucano Cícero Dias. Com cerca de 40 m², a peça, inspirada em sua obra "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife", é formada por pedras de quartzo e granito com pigmentação colorida, misturando elementos subjetivos, geométricos e astrológicos para sustentar a mensagem do artista. Se o mundo, de fato, começou no Recife, não se sabe. Por outro lado, quem ousa discordar do mestre Cícero Dias? Autor de infinitos painéis e telas (é dele o primeiro mural abstrato da América Latina, exposto na secretaria da Fazenda de Pernambuco), Cícero Dias é considerado um dos pioneiros do Modernismo no Brasil.

Perto dali, desde 2012, vem funcionando no antigo Armazém 11 do Porto do Recife o Centro de Artesanato de Pernambuco. Com 2. 511 mil m², o Cape recifense (há uma outra sede no município de Bezerros, Agreste do estado) recebeu R$ 6,5 milhões de investimentos para expor trabalhos de cerca de 350 artesãos locais. Entre os destaques, peças dos célebres Manoel Eudócio e Ana das Carrancas, além de outros trabalhos em madeira, fibra, couro, renda, palha... É sua chance de conhecer (e comprar) o melhor do artesanato pernambucano.

Centro de Artesanato de Pernambuco. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

O armazém recém-restaurado, por sua vez, contrasta com as construções seculares situadas ao lado do Centro de Artesanato. Entre elas, destaca-se o edifício-sede da Caixa Cultural Recife, erguido em 1912, onde antes funcionava a Bolsa de Valores de Pernambuco e da Paraíba. Atualmente, o espaço de 3 mil m² está dividido em três pavimentos e conta com duas galerias de exposições, um teatro com capacidade para 202 espectadores e salas para eventos. É o carro-chefe do circuito de exposições do bairro.

Do outro lado da Bacia do Pina, quem acena é o Parque de Esculturas Francisco Brennand. Expoente máximo na arte da cerâmica, a obra do pernambucano Francisco Brennand merece a sua atenção. O conjunto de esculturas ordenadas em frente à Praça do Marco Zero é apenas uma amostra do que o visitante pode encontrar na Oficina Brennand, templo do artista, com endereço no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. Natureza e sexualidade são as temáticas que guiam suas criações singulares. Para acessar o parque que abriga a emblemática Coluna de Cristal, pegue carona nos barquinhos disponíveis no píer do Marco Zero, por R$ 5 (ida e volta), das 7h às 19h.

SERVIÇO:
Centro de Artesanato de Pernambuco
Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Armazém 11, Recife Antigo
Fone: (81) 3181-3451
www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br
Aberto diariamente, das 10h às 20h
Entrada gratuita

Caixa Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa, 505, Recife Antigo
Fone: (81) 3425-1906
www.caixacultural.com.br
Aberto de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; aos domingos, das 10h às 18h
Entrada gratuita


  • Conheça as belezas do Pantanal brasileiro

  • Petrolina é a capital do Sertão de Pernambuco

  • Descubra as belezas do Litoral Sul pernambucano

  • Descubra as belezas do Litoral Norte pernambucano

  • Conheça o Centro de Artesanato de Pernambuco

  • História de Pernambuco preservada no Museu do Estado

  • Visite o Parque dois Irmãos

  • Fernando de Noronha é o Paraíso Pernambucano

  • Descubra a arte de Francisco Brennand

Saiba todos os filmes em cartaz, os shows agendados, as peças de teatro e exposições que fazem de Pernambuco um dos estados culturalmente mais ricos do Brasil. Tem opções para todos os gostos. É só se programar!

Quem experimenta as delícias da culinária regional pernambucana geralmente pede mais. Da macaxeira com charque ao bolo de rolo, a cozinha por aqui é lugar sagrado e o estado está cheio de opções de bares e restaurantes para vocês experimentar!







SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss

[X Fechar]