SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Bicicleta oferece mais agilidade no trânsito em horários de pico

Publicado em: 22/09/2021 14:17

 (Foto: Paulo Maciel/Detran-PE)
Foto: Paulo Maciel/Detran-PE
Nos horários de pico, a bicicleta é o transporte que garante mais agilidade para enfrentar o trânsito. É o que foi constatado no desafio realizado nesta quarta-feira (22), entre ciclistas e um motorista, que partiram do Parque da Jaqueira, nas Graças, às 7h40, com destino ao Marco Zero, no bairro do Recife. Enquanto o veículo percorreu o trajeto em 35 minutos, a bicicleta mais rápida finalizou o mesmo trecho, com cerca de 6km, em 25 minutos. A "disputa", promovida pelo Detran Pernambuco, fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) e do “Dia Mundial sem Carro”, comemorado hoje, e contou com sete ciclistas, além do veículo.

Primeiro ciclista a chegar ao Marco Zero, João Bosco, considera importante a utilização de outros modais. “A bicicleta, além de reduzir o tempo de trânsito, reduz a poluição e permite realizar exercícios físicos”, analisa. Também pilotando uma das bicicletas, o gerente da Escola Pública de Trânsito de Pernambuco, Ivson Correia, que chegou logo após João Bosco, considera que valorizar o uso da bicicleta “É fundamental para um trânsito mais cidadão e inclusivo”.           

No local da chegada foi realizada a entrega de medalha e uma placa com a frase “Bike salva vidas”. Ainda durante a ação aconteceu distribuição de garrafinhas squeeze’s para os ciclistas que trafegavam pela área e material de divulgação, com destaque para a redução de congestionamentos e melhora na qualidade de vida, com o uso da bicicleta. Ao longo do dia, a programação também inclui a entrega de medalhas para ciclistas, no Shopping Plaza, e a exibição de vídeos educativos no circuito interno de TV do centro de compras.

Já na noite de segunda-feira (21), foi realizada uma blitz itinerante direcionada aos ciclistas dos serviços de entregas. Técnicos da Educação de Trânsito do Detran-PE, reunidos próximo ao Faaca, no bairro do Parnamirim, circularam pela região e distribuíram coletes reflexivos e máscaras de proteção contra a Covid-19 para os entregadores (ciclistas). Para a atividade, o grupo utilizou o Detran Itinerante, caminhão equipado para ações externas.   

As atividades da Semana Nacional de Trânsito incluem ações educativas, distribuição de brindes e adesivos, apoio a medidas de saúde, além de blitz preventivas e informativas definidas para o Recife e Região Metropolitana (RM), com previsão de atingir um público superior a 2,6 mil pessoas, e reforçar o conceito “Pedestre e ciclista: ver e ser visto no trânsito”.

Desenvolvidas pela Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, juntamente com a Diretoria de Fiscalização, a programação conta com a parceria de órgãos públicos e organizações privadas, seguindo o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, adotado para o ano de 2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.