Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Diario de Pernambuco Assine o Diario Central de assinantes
Pernambuco.com

Recife, 27/JUL/2017


Pele
Usar o protetor solar para proteger a pele do sol é o básico para qualquer ciclista. Para quem não pode se expor o sol, chapéu e vestimenta apropriada, como calças e mangas compridas, são essenciais. Para quem pedala por lazer, uma dica é praticar a atividade física durante a noite ou em horários de sol menos intenso.
Olhos/Óculos
Como em qualquer dia de sol, óculos são mandatórios para proteger os olhos dos raios UV. Também servem como proteção contra o vento e partículas soltas no ar (poeiras, pequenas pedras), além de ajudarem no ajuste de mudanças constantes de luz. Se você utiliza capacete, uma dica na hora da compra é levar o capacete e prová-lo junto com os óculos, para procurar um bom ajuste entre os dois.
Joelhos
É preciso ajustar a bicicleta à altura e ao peso do ciclista para evitar lesões neste ponto comum para ciclistas. Problemas como a síndrome patelofemoral (dor na região anterior do joelho) e a condropatia patelar (desgaste da cartilagem da rótula) são causados pelo ajuste errado da altura do selim. Pedalar em marchas pesadas demais também pode sobrecarregar os joelhos.
Costas
A dor nas costas é uma das principais reclamações entre quem pedala. É com a coluna lombar que o ciclista controla e impulsona a bicicleta. Pode ser causada pelo mau posicionamento do selim e do guidom (altura e distância entre os dois). Alongamentos antes e depois de pedalar podem ser eficazes para controlar dores menos graves.
Pés
Apoiar o pé de maneira inadequada sobre o pedal, utilizando o arco como ponto principal, pode levar ao desenvolvimento de inflamação chamada de sascite plantar. Essa inflamação causa dores na sola do pé, na região próxima ao calcanhar.
Mãos/Luvas
A altura inadequada do selim pode propulsionar o corpo do ciclista para a frente, gerando sustento excessivo do peso pelas mãos, que pode gerar dores e dormências. O uso de luvas acolchoadas pode diminuir o risco de lesões (mas elas também deve estar bem ajustadas para não comprimir as mãos exageradamente!). Além disso, elas protegem em caso de quedas, quando as mãos são apoiadas no chão instintivamente.
Área genital/bermuda acolchoada
Esse tipo de lesão pode vir a ocorre entre ciclistas que pedalam com muita intensidade e frequência, como os profissionais. A compreensão da área durante a pedalada, em conjunto com a propulsão do peso para a parte dianteira do selim, pode causar uma sensação de entorpecimento na área genital entre as mulheres e inflamação do nervo pudendo entre os homens. A utilização de um selim adequado e o uso de roupas com áreas acolchoadas evitam complicações.
Cabeça/Capacete
Apesar de não ser item obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a utilização do capacete é altamente recomendada. Na hora da escolha, deve-se levar em conta o ajuste da peça com a cabeça do ciclista (não deve ser nem folgado nem apertado demais), além dos sistemas de respiração e ventilação, para que a peça não seja mais um incômodo do que uma garantia de segurança. A opção por cores chamativas ou com refletor/luz acoplada deixa o ciclista mais visível no trânsito. Para crianças, o capacete é essencial.
Hidratação/garrafa de água
É preciso manter-se sempre hidratado. Principalmente em dias quentes, ter uma fonte de água (como garrafinhas) é indispensável para qualquer ciclista. Bebidas alcoólicas, além de representarem um risco no trânsito, não servem para hidratar. Bebidas com grande teor de açúcar também não são recomendadas. Água de coco é uma boa opção!

  • Conheça as partes importantes da bicicleta

  • O que todo ciclista deve saber sobre sua saúde

  • Descubra qual a bicicleta ideal para você

  • Quem são os inimigos do ciclista?

  • Onde há bicicletários? Colabore

Pernambuco é um polo de Tecnologia. Aqui nascem grandes empresas e circulam ideias para negócios que extrapolam as fronteiras do estado. Confira as últimas notícias do setor

Acesse o Pernambuco.cão para saber mais sobre saúde, cuidados e adoção de pets.Tudo para fazer de você o melhor cuidador que o seu amiguinho pode ter!







SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss

[X Fechar]