VIOLÊNCIA

Vídeo mostra momento em que criança de 3 anos é atingida por bala perdida no Recife

Hellen Santos Silva não resistiu aos ferimentos e morreu no último domingo (13)

Publicado em: 15/04/2025 09:45 | Atualizado em: 15/04/2025 11:26

 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Estão circulando nas redes sociais vídeos do momento em que a criança Hellen Santos Silva, de 3 anos, foi atingida na cabeça por uma bala perdida, no último sábado (12), em frente à casa onde morava com a família, na Rua Córrego do Deodato, em Água Fria, na Zona Norte do Recife.

As imagens mostram que uma prima de Hellen corre para perto dela, na rua, já ao perceber a movimentação suspeita no local. Ela pega a garota no braço e tenta correr para dentro de casa.
 
Ao tentar se deslocar rápido para dentro da residência, é possível ver o momento em que Hellen é atingida na cabeça por um disparo. A criança desmaia com o impacto e a prima percebe pouco tempo depois.

Em seguida, um grupo de homens com arma em punho aparece no local. Nas gravações, é possível identificar que eles efetuaram mais disparos.
 

Relembre o caso

Elaine da Silva Santos, mãe da menina, disse que estava preparando a festa da filha, que faria 4 anos no domingo (14), por volta das 20h de sábado.  
 
"Pedi para minha sobrinha descer com ela, para ela não ver as sacolinhas e os doces, para enganar ela. Não era totalmente uma surpresa, é porque criança fica muito em cima querendo mexer em tudo", contou.
 
Uma hora depois, elas pararam na rua, onde as crianças estavam brincando. 
 
Quando começaram os gritos após os tiros, a mãe pensou que ''tinham matado alguém".
 
"Do jeito que eu estava, com roupa de dormir, desci correndo. Todo mundo tinha socorrido ela, e a polícia levado para o hospital.", declarou. 
 
O crime
 
Hellen chegou a ser socorrida com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), após ser baleada. Ela foi levada em estado gravíssimo para o Hospital da Restauração, na região central do Recife, onde passou por cirurgia e foi entubada na sala vermelha da pediatria.
 
O disparo atingiu a cabeça da criança, provocando perda de massa encefálica. Apesar dos esforços da equipe médica, Hellen não resistiu aos ferimentos.
 
A morte foi confirmada pela mãe da criança, por volta das 18h30, em uma publicação nas redes sociais. 
 
"Gente, infelizmente, Hellen não resistiu", escreveu a mãe.  

A morte da menina, registrada no mesmo dia em que completaria 4 anos, causou comoção entre familiares, amigos e moradores da comunidade.

Até a última o momento, nenhum suspeito tinha sido identificado ou preso.
 
Informações preliminares apontam que o tiroteio teria sido resultado de uma disputa entre grupos criminosos que atuam na região.

Revolta

Familiares e moradores do Córrego do Deodato, na Zona Norte do Recife, foram às ruas nesta segunda (14), após o sepultamento da menina Hellen, de 4 anos, para protestar e pedir justiça pela morte da pequena. Com cartazes, balões brancos e gritos, os moradores manifestaram sua indignação.