COREIA DO NORTE
Líder norte-coreano ordena equipar Marinha com armas nucleares
A Coreia do Norte já declarou em diversas ocasiões que seu caráter como potência nuclear é ''irreversível''Publicado em: 29/04/2025 22:36
![]() |
A medida foi noticiada pela imprensa estatal (foto: STRKCNA VIA KNS/AFP ) |
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, ordenou acelerar o processo para equipar seus navios militares com armas nucleares, informou a imprensa estatal nesta quarta-feira (30, data local).
Kim emitiu essa determinação depois de observar o primeiro de dois dias de testes armamentistas do novo contratorpedeiro norte-coreano Choe Hyon, segundo a agência de notícias estatal KCNA.
"Ao afirmar que chegou o momento de tomar uma decisão responsável de acelerar o armamento nuclear da Marinha para defender o Estado e a soberania marítima de ameaças presentes e futuras, [Kim] planejou diferentes tarefas para alcançar esse objetivo", publicou a KCNA.
A imprensa estatal noticiou no sábado o lançamento da embarcação militar Choe Hyon, em uma cerimônia que contou com a presença de Kim e de sua filha Ju Ae, apontada pelos analistas como sua possível sucessora.
O navio é um contratorpedeiro de 5 mil toneladas cuja construção levou mais de um ano, segundo a KCNA.
Dado o seu tamanho, os especialistas consideram que pode transportar misseis mar-terra e mar-ar. O site de notícias especializado NK News reportou que a embarcação "poderia ser equipada com mísseis nucleares táticos de curto alcance".
Em março, Kim inspecionou um projeto para construir um submarino de propulsão nuclear, e assegurou que fortalecer radicalmente a Marinha é parte crucial da estratégia defensiva de Pyongyang.
A Coreia do Norte já declarou em diversas ocasiões que seu caráter como potência nuclear é "irreversível".