Estados Unidos
Trump ataca presidente do Fed por demora para reduzir taxas de juros
Jerome Powell, alvo das críticas, já havia advertido que as tarifas impostas por Trump eram ameaçadoras para o próprio banco central americanoPublicado em: 17/04/2025 08:29
![]() |
Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP |
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta quinta-feira (17) o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, por não reduzir as taxas de juros de modo rápido.
"A demissão de Powell não pode acontecer de modo rápido o suficiente", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social. "Tarde Demais, deveria ter reduzido as taxas de juros, como o BCE (Banco Central Europeu), há muito tempo, mas certamente deveria reduzi-las agora", escreveu Trump.
O mandato de Powell à frente do Fed deve terminar em maio de 2026.
O presidente do Fed advertiu na quarta-feira que as tarifas impostas por Trump a praticamente todos os parceiros comerciais poderiam colocar a instituição monetária na posição de ter que escolher entre combater a inflação ou o desemprego.
A política tarifária do presidente americano abalou os investidores e os parceiros comerciais, que desconfiam da estratégia a longo prazo e do que poderia significar para o comércio internacional.
Trump exigiu em várias ocasiões que Powell reduza as taxas de juros, mas o Fed adotou uma atitude de espera, mantendo as taxas estáveis em uma faixa entre 4,25% e 4,5% desde o início do ano.