ECONOMIA

OMC estima em 2025 uma contração no comércio mundial entre 0,2% e 1,5%

Segundo as previsões anuais da OMC, a suspensão temporária das tarifas por Washington alivia a contração do comércio

Publicado em: 16/04/2025 14:24

 (Foto: Fabrice Coffrini / AFP / Getty Images)
Foto: Fabrice Coffrini / AFP / Getty Images
A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou que prevê uma contração do comércio global entre 0,2% e 1,5% em 2025, devido à política tarifária adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“A incerteza em torno do comércio mundial provocada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ter graves consequências negativas, particularmente para as economias mais vulneráveis”, avisou nesta quarta-feira (16) a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala.

Segundo as previsões anuais da OMC, a suspensão temporária das tarifas por Washington alivia a contração do comércio, no entanto o declínio no comércio mundial de mercadorias pode atingir 1,5% em volume em 2025, dependendo da política aduaneira de Trump.

"Estou muito preocupada com a incerteza em torno da política comercial, com o impasse entre os EUA e a China. O recente acalmar das tensões tarifárias aliviou temporariamente a pressão sobre o comércio mundial. Entretanto, a incerteza persistente ameaça abrandar o crescimento global, com graves consequências negativas para o mundo, em especial para as economias mais vulneráveis", afirmou Okonjo-Iweala.

Mas, diante da crise, a diretora da OMC considera que os membros da organização têm uma oportunidade sem precedentes para injetar dinamismo na organização e promover condições equitativas.

No início do ano, a OMC previa que o comércio mundial continuaria a se expandir em 2025 e 2026, com o comércio de mercadorias crescendo no mesmo ritmo que o Produto Interno Bruto (PIB) mundial e o comércio de serviços a aumentar mais rapidamente.

Porém, os novos direitos aduaneiros introduzidos desde janeiro levou os economistas da OMC a reavaliar a situação comercial, o que resultou numa redução substancial das suas previsões para o comércio de mercadorias e numa redução menor das suas perspectivas para o comércio de serviços.

“Tendo em conta as condições atuais, ou seja, a suspensão anunciada por Trump das suas tarifas contra o resto do mundo, com exceção da China, o volume do comércio mundial de mercadorias deverá diminuir 0,2% em 2025, antes de apresentar uma modesta recuperação de 2,5% em 2026”, de acordo com a OMC.

Pela primeira vez, o relatório também incluiu uma previsão para o comércio de serviços, que deverá registrar um crescimento de 4,0% em 2025, cerca de um ponto percentual  menos do que o previsto anteriormente.

A OMS indicou que nas condições atuais, o declínio deverá ser, sobretudo acentuado na América do Norte, onde as exportações deverão diminuir 12,6%. E as importações desta região deverão ainda reduzir 9,6% este ano. A Ásia deverá registrar um crescimento modesto das exportações e das importações este ano (1,6% para ambas), assim como a Europa (1,0% para as exportações e 1,9% para as importações). Já as perturbações comerciais entre os EUA e a China deverão conduzir a um desvio significativo do comércio, suscitando preocupações entre os mercados terceiros quanto ao aumento da concorrência de Pequim.
Tags: comércio | economia | omc |