SEGURANÇA
OAB solicita ao governo do Estado uma unidade de Delegacia da Mulher em Serra Talhada
De acordo com os dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registrados no município, de janeiro a março deste ano, 219 casos de violência doméstica e familiar contra mulheresPublicado em: 24/04/2025 13:32
![]() |
Arquivo/DP |
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) enviou um ofício para a governadora Raquel Lyra, solicitando a criação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com o ofício, a ausência de uma unidade especializada no enfrentamento à violência contra a mulher em Serra Talhada representa uma lacuna grave na proteção dos direitos fundamentais e na estrutura de atendimento às vítimas da região.
Também está sendo organizada pela advogada do Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM) e presidente da Comissão da OAB de Combate à violência Contra a Mulher, em Serra Talhada, Simone Soares, um abaixo-assinado na cidade. Até o momento, foram recolhidos 248 assinaturas eletrônicas.
“Apesar de ter uma delegacia humanizada, há algumas dificuldades ainda das mulheres serem atendidas como deveriam. Então, nós temos dados o suficiente para que seja instalada essa Delegacia Especializada da Mulher 24 horas. Então, nós pensamos em fazer essa petição para conseguir alcançar o máximo de pessoas possíveis na região,” afirma Simone Soares.
De acordo com os dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registrados, de janeiro a março, 219 casos de violência doméstica e familiar contra mulheres. Esses números representam 29,2% do total de casos registrados pela SDS em 2024, quando foram notificados 750 casos.
“A criação desta delegacia, além de atender a uma demanda concreta da população sertaneja, representa um passo relevante na consolidação de políticas de interiorização da segurança pública e de enfrentamento à violência de gênero, coerentes com o compromisso histórico do Governo de Pernambuco," finaliza o ofício enviado para a governadora Raquel Lyra.