Ministério da Educação diz que necessidade de manutenção das universidades é consequência de governos anteriores

Resposta do MEC veio após reunião dos reitores da universidades federais em Pernambuco, que apelaram por repasses maiores para custear manutenção e investimentos nos campi do estado

Publicado em: 15/04/2025 23:07

Após reunião dos reitores das universidades federais em Pernambuco, que fizeram um alerta, nesta terça (15), sobre o corte dos repasses e falta de dinheiro para cumprir despesas, o Minstério da Educação (MEC) emitiu uma nota.

 (Rafael Vieira/DP Foto)
Rafael Vieira/DP Foto


Nela, diz que "a necessidade de manutenção da infraestrutura de universidades federais não é um desafio atual" e explica que se trata de uma consequência da "política implementada nos últimos anos, no período de 2016 a 2022, que reduziu drasticamente os valores para manutenção e investimentos nas instituições federais de ensino superior”. 

A nota diz ainda que: “As estruturas físicas foram se deteriorando, o que gerou um passivo que é objeto de atuação efetiva do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), desde 2023. Nesse contexto, o MEC vem fazendo um esforço consistente para recuperar o orçamento das universidades federais. Esse esforço foi materializado nas suplementações ocorridas nos anos de 2023 e 2024”.