RELAÇÕ9ES COMERCIAIS
Lula cita papa e pede ''equilíbrio'' nas relações comerciais
Lula afirmou que é necessária ''uma política de cordialidade comercial'' entre os países, em meio ao tarifaço de TrumpPublicado em: 22/04/2025 15:23
![]() |
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto: Ricardo Stuckert / PR) |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a comentar o protecionismo adotado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que é preciso “estabelecer uma política de cordialidade comercial” entre os países.
“A gente vai ter que estabelecer um processo de negociação [sobre as tarifas aplicadas]. Por mais difícil que seja, a gente não pode desistir de acreditar que somente o multilateralismo é que pode trazer um equilíbrio na relação comercial e política”, disse o presidente a jornalistas, no Palácio Itamaraty.
“A nós, brasileiros, não agrada essa disputa estabelecida pelo presidente Trump. Eu acho que ela não é nem conveniente para os Estados Unidos, nem para a China, nem para nenhum país do mundo. O que nós queremos é estabelecer uma política de cordialidade comercial, que a gente possa respeitar os direitos humanos, que a gente possa tratar os imigrantes com o respeito que eles merecem”, reforçou.
Confira as informações completas no Metrópoles.