Oportunidades

IFPE seleciona estudantes para curso superior em gestão ambiental a distância

Oportunidade é para os polos Gravatá, Limoeiro, Palmares, Pesqueira e Fernando de Noronha. Inscrições vão até 5 de maio

Publicado em: 23/04/2025 12:10 | Atualizado em: 23/04/2025 12:14

IFPE abriu vagas (Foto: Arquivo)
IFPE abriu vagas (Foto: Arquivo)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou dois editais de processo seletivo complementar gratuito para preenchimento de vagas remanescentes do curso superior de Tecnologia em  gestão ambiental.  

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 17h do dia 5 de maio, pela internet. 

O primeiro edital é destinado aos polos da Educação a Distância (EaD) nas cidades de Gravatá, Limoeiro, Palmares e Pesqueira. 
 
Já o segundo é voltado, exclusivamente, para residentes e trabalhadores/as da Ilha de Fernando de Noronha. A oferta se dá no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).

São 105 vagas, distribuídas da seguinte maneira: Gravatá (19), Limoeiro (20), Palmares (23), Pesqueira (25) e Fernando de Noronha (18). 
 
O IFPE reserva o mínimo de 60% do total de vagas por curso/turno para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública,  segundo a Lei nº 12.711, de 2012, e suas alterações.

Para os polos Gravatá, Limoeiro, Palmares e Pesqueira, a seleção se dará por meio da Nota Geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida em uma das cinco últimas edições do exame (2020, 2021, 2022, 2023 ou 2025), devendo o candidato, para tanto, utilizar apenas as notas de uma única edição. 

Com relação ao edital referente ao polo Fernando de Noronha, o processo seletivo será feito por meio do coeficiente de rendimento escolar do candidato nos componentes curriculares de Língua Portuguesa (ou Português) e Matemática do ensino médio e por meio da nota obtida mediante uma produção textual (redação).

Candidatos autodeclarados como pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas que concorrerem na modalidade de vagas reservadas pela Lei de Cotas será necessário participar também do procedimento de aferição da condição autodeclarada.

As aulas vão acontecer de forma remota, mas serão realizadas quinzenalmente, aos sábados, encontros presenciais nos polos.