EXPERIMENTO

Foguete com Katy Perry levou plantas brasileiras ao espaço para teste

Missão que levou a cantora americana também transportou batata-doce e grão-de-bico modificados do Brasil para pesquisas para o futuro

Publicado em: 15/04/2025 16:06 | Atualizado em: 15/04/2025 16:06

A bordo da nave New Shepard estavam batatas-doces adultas e sementes de grão-de-bico desenvolvidas pela Embrap (foto: Blue Origin
)
A bordo da nave New Shepard estavam batatas-doces adultas e sementes de grão-de-bico desenvolvidas pela Embrap (foto: Blue Origin )

O voo suborbital da Blue Origin, que levou a cantora Katy Perry e outras cinco mulheres ao espaço na última segunda-feira (14/4), também carregou um experimento científico com plantas brasileiras.

 

A bordo da nave New Shepard estavam batatas-doces adultas e sementes de grão-de-bico desenvolvidas pela Embrapa. A ideia de levar as plantas para o espaço foi para contribuir com pesquisas sobre como os vegetais se comportam no espaço e quais deles eventualmente poderiam ser cultivados dentro de espaçonaves.

 

Batata-doce e grão-de-bico foram selecionados por suas características como adaptabilidade aos recursos escassos e elevado valor nutricional. “São culturas resilientes, de ciclo rápido e que demandam poucos insumos”, explica Larissa Vendrame, pesquisadora da Embrapa Hortaliças.

 

 

Confira as informações completas no Metrópoles