"Feira do Bredo"

Feira do Bredo: 195 toneladas foram comercializadas nesta quinta-feira (17), diz Ceasa-PE

As vendas representam um aumento de 8% em relação ao ano passado

Publicado em: 17/04/2025 11:09 | Atualizado em: 17/04/2025 11:21

Feira do Bredo comercializa 195 toneladas do produto. (Rafael Vieira/DP)
Feira do Bredo comercializa 195 toneladas do produto. (Rafael Vieira/DP)
A tradicional Feira do Bredo, realizada na madrugada desta quinta-feira (17), no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), no bairro do Curado, comercializou 195 toneladas do produto, que é uma das refeições tradicionais da Semana Santa em Pernambuco.

Essa quantidade representa um aumento de 8% em relação a 2024, quando foram comercializadas 180 toneladas de bredo.

Segundo o diretor técnico operacional do Ceasa-PE, Charles Gultiergue, a Feira do Bredo é um dos eventos mais importantes de comercialização do Centro.

“Essa é, sem dúvida, a feira mais importante do primeiro semestre do Ceasa-PE. É um momento de grande simbolismo cultural e religioso para o povo pernambucano, e também de grande impacto econômico para o setor hortigranjeiro”, afirmou. 

De acordo com a Ceasa-PE, cerca de 60 mil pessoas e 40 mil veículos  passaram pelo centro de distribuição. Outras questões como o tempo firme, mobilidade e segurança também favoreceram as vendas. 

“Tivemos um plano de ação com início ainda na madrugada, com atuação dos nossos agentes de mobilidade e o apoio da CTTU, que esteve presente com três viaturas no centro. A questão do tempo também foi favorável  ao comércio, muito sol, tudo enxuto”, destacou Charles Gultiergue

“Também contamos com o reforço da Polícia Militar, garantindo um ambiente ainda mais seguro para permissionários e consumidores”, completou.

O preço médio do bredo variou entre R$ 2,00 e R$ 3,00, mantendo a média praticada nos anos anteriores. De acordo com a Ceasa, a produção vem de diversas regiões do estado, como Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Moreno e Brejo da Madre de Deus.

Apesar do encerramento da Feira do Bredo, que aconteceu às 9h desta quinta, a comercialização do produto segue em expediente normal dentro do Centro. Os clientes também podem adquirir outros ingredientes que compõem a ceia da Semana Santa, como peixes, arroz, cebola, tomate, leite de coco, azeite, vinho, bacalhau e até ovos de Páscoa.