Solidariedade

Chuvas no Rio Grande do Sul: saiba como fazer doações para vítimas das enchentes

Pelo menos 850 mil pessoas foram afetadas pelo temporal e 83 morreram

Publicado em: 06/05/2024 21:42

Dados da Defesa Civil do estado revelam que 121.957 pessoas estão desalojadas (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Dados da Defesa Civil do estado revelam que 121.957 pessoas estão desalojadas (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já afetaram 850 mil pessoas, deixou 111 desaparecidas, 276 feridas e 83 mortas. Além disso, dados da Defesa Civil do estado revelam que 121.957 pessoas estão desalojadas e 19.368 estão em abrigos públicos. Diante deste cenário, organizações e órgãos de Pernambuco têm realizado campanhas para arrecadar materiais e valores em dinheiro para ajudar as vítimas dos temporais.

A Arquidiocese de Olinda e Recife está recebendo doações de água e alimentos na Cúria Metropolitana, localizada na Avenida Rui Barbosa, N°409, no bairro das Graças, no Recife. Também é possível fazer a doação através do Pix 29420681000129 (CNPJ).

Também há pontos de coleta de doações de alimentos não perecíveis, água e materiais de higiene pessoal no Parque Dona Lindu e na Igreja Renascer, em Boa Viagem, na Igreja  da Luz, na Avenida Recife, e na Igreja da Família, na Rua Professora Zênia Guerra, no bairro de Jardim São Paulo.

A companhia aérea Azul também está promovendo uma campanha para coletar doações que serão destinadas às vítimas do sul do país. A população pode levar para o Aeroporto do Recife, até o dia 15 de maio, materiais como água, itens de limpeza, itens de higiene pessoal, fraldas descartáveis, alimentos não perecíveis, roupas de cama, mesa e banho.

Materiais para doação também estão sendo colhidos pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR), localizado na Avenida Dezessete de Agosto, N º 1020, no bairro de Casa Forte, no Recife.

Doações por Pix

O cidadão que quiser contribuir financeiramente com as instituições para reduzir os impactos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul podem fazer doações através da:

Central Única das Favelas (Cufa)

A  Central Única das Favelas é uma ONG presente em todos os estados do Brasil e em outros 15 países e promove atividades culturais relacionadas a esporte, educação, cidadania e arte. A doação pode ser feita pelo Pix: doacoes@cufa.org.br.

Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad)

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres é um grupo de voluntários composto por mais de 80 membros, de diferente áreas de atuação com objetivo de promover ajuda humanitária aos animais e pessoas em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres e comunidades isoladas. A doação deve ser realizada pelo Pix: 54.465.282/0001-21 ou PagSeguro https://gradbrasil.org.br/apoie-o-grad/.

Rotary Brasil

O Rotary tem como objetivo unir líderes profissionais e empresariais para prestar serviços humanitários. O cidadão pode contribuir através do Pix: rotarydors@gmail.com.

Governo do Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38.