DP SOCIAL

Projeto Ilumine promove doações e escuta

O público atendido pela iniciativa, em sua maioria, é formado por pessoas em situação de rua. Também são atendidos crianças e idosos

Publicado em: 08/05/2024 10:46

O Ilumine mantém suas atividades através da contribuição dos integrantes e doadores (Foto: Divulgação)
O Ilumine mantém suas atividades através da contribuição dos integrantes e doadores (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de ir de encontro às pessoas em vulnerabilidade social, não apenas com a ajuda de bens materiais, mas também de atenção e escuta, o projeto social Ilumine surgiu em 2013. A iniciativa foi criada após alguns jovens da Comunidade Católica Lumen sentirem a necessidade de abrir os braços para as atividades sociais. A ação fica localizada na sede da instituição católica,  no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

O leque de atividades é composto por distribuição de alimentos, doação de peças de roupas, de kits de higiene pessoal, escuta ativa, atividades de lazer e entretenimento para as crianças de comunidades carentes e visitas em asilos. As ações acontecem mensalmente na cidade do Recife e em municípios do Agreste pernambucano, como Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes e Taquaritinga do Norte. “Em uma primeira etapa, as ações contribuem para uma atenção imediata às necessidades primárias das pessoas atendidas. Nossa busca é para a passagem a uma segunda etapa, na qual nos dedicaremos ao atendimento de pessoas que perderam o sentido da vida”, detalhou o coordenador do Ilumine, Lucas Gomes, sobre como as ações ocorrem de maneira humanizada.

O público atendido, em sua maioria, é formado por pessoas em situação de rua. Também são atendidos crianças e idosos. A iniciativa mantém suas atividades através da contribuição dos próprios integrantes e também de doadores. Por ano são realizadas cerca de 70 ações. “O projeto Ilumine significa retribuir o amor que Deus tem por mim, amando-o em cada irmão necessitado. Através do projeto, eu aprendo a abrir os meus olhos para a dura realidade de tantas pessoas. Aprendo a ser capaz de sofrer pela dor do outro e agir para, de algum modo, ajudar”, contou o voluntário Menandro Dias.  

A equipe da iniciativa é formada por 23 membros, que dedicam na arrecadação de doações, organização dos donativos, das ações e dos eventos. De acordo com Lucas, para o futuro, o grupo planeja uma mudança no paradigma das ações. “Nossa perspectiva é a criação de um centro de apoio existencial. Dessa forma, nossas ações passariam de eventos pontuais para uma ação constante e mais efetiva”, explicou.

Quem quiser contribuir com o trabalho do projeto Ilumine pode doar alimentos não-perecíveis, peças de roupas, produtos de higiene, entrando em contato com a equipe pelo979 Instagram, @projetoilumine. As pessoas também podem fazer uma doação financeira pelo Pix, cuja chave é: caridadefraterna.ccl@gmail.com.

Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP+Social, sugira através do nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.