Dia das Mães

Poder da maternidade: conheça o papel das mães no projeto Casa de Maria

Projeto atua capacitando as mães de alunos do Aria e gerando renda para mulheres

Publicado em: 10/05/2024 09:35 | Atualizado em: 10/05/2024 09:59

Projeto garante renda pa mães de alunas de instituição  (Foto: Divulgação)
Projeto garante renda pa mães de alunas de instituição (Foto: Divulgação)
Há sete anos, a Casa de Maria ajuda a transformar  vidas por meio da arte. O programa nasceu no Aria Social, quando as mães e responsáveis dos alunos começaram a trocar experiências em crochê enquanto aguardavam seus filhos sair das aulas. 

Projeto Casa de Maria atua capacitando as mães de alunos do Aria e gerando renda para mulheres, por meio da produção e venda de artesanato, peças decorativas e acessórios. Bolsas, roupas, chapéus e até vasos são criados pelas Mães do Aria. 

“O artesanato não só é uma forma de expressão cultural, mas também pode ser uma fonte de sustento e empoderamento para muitas mulheres”, explica a bailarina e idealizadora da entidade, Cecília Brennand. 

Enquanto os jovens fazem aulas de balé, música, português e literatura, as mães encontram seu próprio espaço de aprendizado e crescimento. A prática faz parte da experiência, elas se envolvem ativamente em oficinas de artesanato, onde as técnicas se misturam com a sustentabilidade.
  
Empreendedorismo

Por meio  de parcerias estratégicas e do apoio do projeto, as peças feitas à mão são vendidas Pernambuco afora, gerando renda para as mães artesãs e para o Aria Social. 

Na Casa de Maria, mães viram empreendedoras, sonhos se tornam realidade e uma comunidade se une em prol do crescimento coletivo.

 “Eu estava numa fase muito difícil da minha vida, porque com o descobrimento do autismo da minha filha, fiquei com os nervos à flor da pele. Então, o Aria me acolheu. Além da minha filha participar das aulas de balé, eu estou aprendendo o artesanato, já tive curso de empreendedorismo, onde aprendi a fazer meus trabalhos, vender e ganhar meu dinheiro. Para mim está sendo muito bom. A Casa de Maria é um coração de mãe”, relata Márcia Betânia, uma das alunas do projeto. 
 
Instituição

Desde a sua fundação, a Casa de Maria tem crescido. Hoje, mais de 140 famílias em situação de vulnerabilidade econômica encontram na Casa de Maria não apenas uma fonte de renda, mas um catalisador para seus sonhos.

Apoio

Além de promover desenvolvimento técnico, o projeto oferece também apoio psicológico para aquelas que necessitam, como uma pauta fundamental do programa.

Aria

O Aria Espaço de Dança e Arte foi criado em 1991 pela bailarina Cecília Brennand,  com o objetivo de abrigar e integrar todas as artes e contribuir para sua democratização cultural. 

Em 2004, foi transformado em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), tipo de instituição sem fins lucrativos, e passou a se chamar projeto Aria Social.

O Aria Social já produziu 27 espetáculos, dentre eles o musical “CAPIBA, pelas ruas eu vou”, e garantiu a 10 mil crianças, jovens e seus familiares acesso a oportunidades com grande potencial de transformar suas vidas.
 
O projeto tem como missão promover a transformação humana através da arte-educação, oferecendo a formação e profissionalização na música e na dança a 588 crianças e jovens com aulas semanais de música, ballet, teatro e português.