ARTE

Obras de artistas pernambucanos são destaque na inauguração de galeria pioneira

Galeria Jobson Figueirêdo abre neste sábado (11) e é primeira do seu gênero em Pernambuco

Publicado em: 09/05/2024 12:08 | Atualizado em: 09/05/2024 12:23

 ('Os esquecidos', obra de Tereza Perman.)
'Os esquecidos', obra de Tereza Perman.
Neste sábado (11), será inaugurada a Galeria de Rua Jobson Figueirêdo, nome que homenageia o artista plástico responsável pelo design das placas da Morêdas (marca que realiza a sinalização de vias da cidade com placas indicativas) e pela recente restauração do Parque da Esculturas, com obras nas quais trabalhou ao lado de Francisco Brennand.

A Galeria funcionará de forma permanente durante os próximos 6 meses, com 18 postes indicativos ocupando a Rua Almirante Tamandaré. Os postes exibirão obras de 7 artistas de Pernambuco, selecionados em chamamento público. “É uma iniciativa pioneira que tem como objetivo dar visibilidade à produção artística local e promover bem-estar para a população através da fruição artística gratuita”, destaca Mário Morêda, diretor da Morêdas e idealizador da iniciativa.

A população que passeia pela rua poderá ver e interagir com as placas, que conterão QR Code levando a informações sobre cada artista. Além disso, a Morêdas realizará um circuito de atividades no decorrer dos 7 meses de exibição, incluindo oficinas com artistas selecionados, oficinas de teatro ao ar livre e visitas guiadas. “Nossa proposta é dialogar com a cidade, promovendo a convivência e mostrando como a cultura pode contribuir com a paz social e o bom urbanismo”, afirma Mário.