CESSAR-FOGO

Hamas diz ter aceito proposta de cessar-fogo em Gaza apresentada por Egito e Catar

Chefe do grupo extremista, Ismail Haniyeh, disse ao Egito e ao Catar que o Hamas irá aderir o cessar-fogo

Publicado em: 06/05/2024 14:51 | Atualizado em: 06/05/2024 15:28

Ondas de fumaça após bombardeio israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza (Créditos: AFP)
Ondas de fumaça após bombardeio israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza (Créditos: AFP)

Nesta segunda-feira, o Hamas anunciou que aceitou a proposta de cessar-fogo apresentada pelo Egito e pelo Catar, países mediadores nas negociações para uma trégua na guerra entre o grupo e Israel. No entanto, segundo a mídia israelita, Tel Aviv já avançou que essa proposta é "inaceitável".

 

Segundo fontes anônimas citadas pela mídia, o acordo inclui decisões a longo prazo que Israel não pode apoiar. Entretanto, não houve ainda um pronunciamento oficial do governo israelita.

 

O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, também disse que já informou o primeiro-ministro do Catar e ao chefe dos serviços de inteligência egípcios que aceitou a proposta. "Ismail Haniyeh, chefe do gabinete político do Hamas, falou por telefone com o primeiro-ministro do Catar, o xeque Mohammed bin Abdelrahmane Al Thani, e com o ministro egípcio dos Serviços Secretos, Abbas Kamel, e informou-os que o Hamas aprovou a sua proposta de acordo de cessar-fogo", diz um comunicado do grupo.

 

À agência France Press (AFP), um alto membro do Hamas declarou que a bola está agora no campo de Israel, que tem de optar entre aceitar o acordo de cessar-fogo ou bloqueá-lo, acrescentando que uma delegação do grupo deverá em breve visitar novamente o Cairo para discutir o acordo de cessar-fogo e o próximo passo a tomar.

 

De acordo com o Hamas, a proposta incluiu várias exigências, como um cessar-fogo, a reconstrução de Gaza, o regresso de pessoas deslocadas e uma troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinos. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que cortou recentemente relações comerciais com o governo israelita, saudou a aprovação do acordo pelo Hamas e disse esperar que Israel fizesse o mesmo.


 

Tags: hamas | gaza | israel | cessar-fogo |