Tragédia das chuvas

Estado vai enviar bombeiros, cães e pessoal de Defesa Civil ao Rio Grande do Sul: "somos um só povo", diz governadora

Governadora anunciou na manhã desta segunda-feira (6), as medidas de auxílio ao RS, durante o evento que marcou a implementação do projeto "FNAS pelo Brasil", no Cais do Sertão, no centro do Recife.

Publicado em: 06/05/2024 12:18 | Atualizado em: 06/05/2024 14:07

Raquel Lyra recebeu no Palácio das Princesas bombeiros que vão para o Rio Grande do Sul  (Foto: Governo do Estado )
Raquel Lyra recebeu no Palácio das Princesas bombeiros que vão para o Rio Grande do Sul (Foto: Governo do Estado )
A governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou, nesta segunda-feira (6), que Pernambuco está se articulando para enviar, a partir de terça (7), bombeiros e agentes da defesa civil, treinados e capacitados, na articulação de ajuda ao Rio Grande Sul na enchente sem precedentes que acometeu o estado do sul do País.
 
 
O anúncio foi feito no encontro para implementação do projeto “FNAS pelo Brasil”, no Recife. 

“A gente está trabalhando desde o primeiro momento, em solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, e em diálogo permanente com o governador Eduardo Leite.”, afirmou Raquel.

O Governo do Estado confirmou através de nota os números da ação de auxílio. No total, 25 homens (21 bombeiros e quatro agentes da Defesa Civil) e mais dois cães especialistas em buscas irão somar esforços com o efetivo da Defesa Nacional que o governo federal enviou, além de outros voluntários dos estados da Federação para ajudar a salvar vidas e encontrar as pessoas desaparecidas no Rio Grande do Sul.

“Os governadores em consórcio, liderados pela governadora Fátima Bezerra, do rio grande do norte, e em articulação com o ministro José Mucio, para garantir que as nossas equipes, equipamentos e insumos possam chegar ao seu destino para apoiar a população do Rio Grande do Sul. Vão efetivos, bombeiros, homens e mulheres para apoio, cães farejadores, para ajudar na busca por sobreviventes, equipamentos como botes, roupas de mergulho, colchões para acolhimento da população, muitos saíram de suas casas e estão em abrigos. Há uma grande rede de solidariedade no Brasil, e em Pernambuco não é diferente. O que nos divide são só as fronteiras político-administrativas, mas na verdade somos um povo só.”, explicou a chefe do executivo estadual.

FNAS

Aconteceu hoje (6), um encontro para implementação do “FNAS pelo Brasil”. O projeto busca a qualificação das gestões municipais e estaduais por meio do apoio técnico e do assessoramento oferecido pela União e pelo Estado, visando promover o diálogo e o cumprimento do pacto federativo.

Estiveram presentes a governadora Raquel Lyra, Carlos Braga, secretário de Assistência Social, Combate a Fome e Políticas sobre Drogas; Andreza Pacheco, secretária executiva de Assistência Social e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social; Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome; Yury Ribeiro, secretário executivo de Políticas sobre Drogas; e José Arimatéia de Oliveira, diretor executivo do Fundo Nacional de Assistência Social e da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS. Ana Rita Suassuna, presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social de Pernambuco (COEGEMAS), e Penélope Andrade, presidente do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), também marcaram presença.

No encontro, foram discutidas as medidas de articulação promovidas pelo governo do estado nas políticas de assistência social.

A governadora ressaltou as ações voltadas para as populações mais vulneráveis no estado, como o mais recente Programa Mães de Pernambuco, que auxiliará mães com filhos de 0 a 6 anos em vulnerabilidade, e o sistema de implementação das cozinhas comunitárias, que dá apoio à população que lida com a insegurança alimentar.
 
“Todas a ações que a gente fizer, tem como tema central o combate contra a desigualdade”, afirmou.
 
Além disso, Raquel anunciou a tentativa do governo de financiar R$ 1 bilhão e 100 milhões de reais para serem investidos em abastecimento de água no estado, e melhorar as redes de distribuição de água.
 
Segundo Lyra, Pernambuco precisa desse investimento para melhorar a condição da distribuição de água no estado.

“A gente vive isso desde sempre, e acabamos por normalizar o fato da gente não ter acesso à água. O fato de termos dois milhões de pessoas sem acesso à água. O fato da gente ter o segundo pior racionamento de água do Brasil.”, argumentou.
 
Raquel Lyra também dissertou sobre a importância do evento para Pernambuco: “O SUAS é uma garantia de assistência social no Brasil. Hoje abrimos aqui um seminário onde vai haver fortalecimento dos nossos técnicos nos municípios para garantir a execução correta e toda execução dos recursos disponíveis para assistência social.”, pontuou.
 
Por fim, a governadora exaltou as ações que priorizam a assistência dentro das pautas do governo.
 
“Nós praticamente dobramos o fundo de orçamento destinado à assistência, para garantir a diminuição da pobreza, cuidar das pessoas em extrema vulnerabilidade e permitir que Pernambuco possa sair do mapa da desigualdade, não é uma tarefa fácil.”, finalizou a governadora.