Segurança pública

Estado reforça integração com municípios para prevenir violência

Grupo de trabalho está articulando ações voltadas para o combate à criminalidade

Publicado em: 04/05/2024 09:25 | Atualizado em: 04/05/2024 09:30

Polícia reforça ações no Estado  (Foto: Arquivo/DP)
Polícia reforça ações no Estado (Foto: Arquivo/DP)
Uma nova iniciativa do Governo do Estado pretende aumentar a integração com os municípios para atuar na prevenção contra a violência. 
 
Esta semana, saiu no Diário Oficial do Executivo pernambucano  a norma que estabelece a criação de Grupo de Trabalho (GT) para criar um sistema de governança das ações desenvolvidas no Programa  do Juntos pela Segurança.
 
A ação é das  Secretarias de  Planejamento,  Gestão e  Desenvolvimento  Regional  (Seplag) e Defesa Social (SDS).
 
As reuniões do GT já tiveram início.  Os representantes do governo também passaram a fazer reuniões  com  os  responsáveis pelos órgãos de  segurança  dos  municípios.  
 
Na terça-feira (7),  será  realizado  um  encontro  para  apresentação dos resultados do Grupo de Trabalho.  
 
“Além  disso,  a  própria  construção do Ouvir para Mudar contou com a atuação intensa das prefeituras, a partir da participação em oficinas temáticas realizadas em 2023.
Esses  encontros  foram  compostos por grupos mistos, entre servidores e  representantes  da  sociedade  civil organizada,  municípios,  representantes  do  legislativo  estadual,  pesquisadores  e  sistema  de  Justiça”, destacou  o  secretário  de  Planejamento,  Gestão  e  Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques. 
 
A  partir  do  trabalho  realizado pelo  GT,  a  gestão  poderá  se  apropriar ainda mais das melhores ações que pode adotar para apoiar a cidades na redução da violência. 
 
“Estamos  falando  aqui  sobre  prevenção e não repressão. Então, a ajuda pode chegar com a melhoria de iluminação e patrulhamento, investimentos em infraestrutura e distribuição equipamentos,  por  exemplo”,  explicou o secretário. 
 
Na  prática,  o  Governo  do  Estado entrará com recursos e as prefeituras assumirão compromissos que ainda  vão  ser  definidos  pelo  Grupo de Trabalho. 
 
Além de representantes da Seplag e SDS, o GT conta com  a  participação  das  prefeituras do  Cabo  de  Santo  Agostinho,  Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Paudalho.