UCRÂNIA

Zelensky apela por defesa semelhante à de Israel

O presidente da Ucrânia disse que é necessário desviar os ataques russos, tal como aconteceu com o desvio de ataques iranianos a Israel

Publicado em: 15/04/2024 19:59 | Atualizado em: 15/04/2024 21:02

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto: Handout / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP)
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto: Handout / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o seu país precisa de ajuda dos seus aliados e apelou para que tomem medidas necessárias para criar na Ucrânia uma rede de defesa aérea semelhante à israelense.

 

Zelensky disse que é necessário desviar os ataques russos, tal como aconteceu com o desvio de ataques iranianos a Israel. “Todo o mundo viu que Israel não está sozinho na sua defesa. As ameaças nos céus também foram destruídas pelos seus aliados. E quando a Ucrânia diz que os aliados não podem virar os olhos aos mísseis e drones russos, isso significa que é preciso agir, e agir forte. A Ucrânia, o Oriente Médio e todas as outras regiões do mundo merecem igualmente uma paz justa e duradoura", apontou Zelensky. 

 

O líder ucraniano ainda lembrou que muitos dos mísseis que a Rússia lança contra o seu território contêm componentes fabricados ‘no mundo livre’, apesar das sanções impostas às indústrias militares da Rússia e do Irã, que durante a guerra da Ucrânia fornece a Moscou drones Shahed. Zelensky pediu aos aliados ações drásticas para impedir que a Rússia continue a contornar as sanções para importar componentes através de países terceiros.

 

Por sua vez, o chanceler do Reino Unido, David Cameron, explicou o motivo pelo qual nunca foram usados caças britânicos para proteger a Ucrânia de ataques russos e, agora, foram acionados durante o ataque do Irã contra Israel. “Na Ucrânia, levaria a uma perigosa escalada”, declarou Cameron.

 

Zelensky também indicou que está com dificuldades em recrutar mais de 300 mil soldados. “Se não o conseguir, será uma tragédia para a Ucrânia", indicou, acrescentando também que a situação na linha da frente, especialmente em Donetsk, piorou nos últimos dias.

 

O governo de Kiev garante que precisa urgentemente de mais sistemas de defesa aérea e de mísseis para estes sistemas, a fim de poder proteger as infraestruturas dos ataques aéreos russos.


Tags: zelensky | ucrânia | rússia | israel | irã |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.