HOMENAGEM

Responsável pela digitalização do acervo do Diario de Pernambuco, professor Marcos Galindo recebe voto de aplauso na Alepe

A restauração do acervo histórico do Diario de Pernambuco integra o Programa de Curadoria do Patrimônio Memorial de Jornais Centenários de Pernambuco

Publicado em: 29/04/2024 18:10

O professor é uma figura de destaque na área acadêmica, especialmente no campo da Ciência da Informação (Foto: Rafael Vieira/DP foto)
O professor é uma figura de destaque na área acadêmica, especialmente no campo da Ciência da Informação (Foto: Rafael Vieira/DP foto)

O professor do Departamento de Ciência da Informação e coordenador do Laboratório de Tecnologia para o Conhecimento (Liber) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcos Galindo, recebeu, na tarde desta segunda (28), um voto de aplauso na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. 

Nascido em Garanhuns, no ano de 1962, o professor é uma figura de destaque na área acadêmica, especialmente no campo da Ciência da Informação. 

Atualmente, exerce a posição de professor titular no Departamento de Ciência da Informação da UFPE, além de contribuir de maneira significativa como membro do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Autor da homenagem, o deputado Henrique Queiroz Filho (PP) fez questão de destacar o importante trabalho que Galindo vem fazendo para prestigiar a memória dos pernambucanos.

“É com imensa satisfação que estamos reunidos aqui hoje para homenagear e reconhecer o trabalho brilhante do Professor Marcos Galindo, homenageado através do Voto de Aplauso que propus nesta Casa de Joaquim Nabuco e foi aprovado por unanimidade pelos nobres colegas deputados. Sua trajetória acadêmica é marcada por excelência, tendo obtido o título de Doutor em História pela Leiden University, nos Países Baixos, em 2004. Anteriormente, conquistou o título de Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1994, e bacharel em Biblioteconomia pela mesma instituição, em 1984. O Professor Marcos Galindo é reconhecido não apenas por sua sólida formação acadêmica, mas também pelo seu compromisso com a pesquisa e o ensino de qualidade. Como Coordenador Científico do Laboratório de Tecnologia do Conhecimento – Liber, tem liderado importantes projetos, destacando-se a Rede Memorial de Pernambuco e a Preservação da Memória Digital: Um Panorama Brasileiro. Seu trabalho nessas iniciativas têm contribuído significativamente para o avanço do conhecimento no campo da Teoria da Informação, Memória e Uso de Tecnologia em Sistemas Memoriais”, disse o deputado.

O professor, que também está à frente do processo de digitalização de todo acervo do Diario de Pernambuco, relatou a emoção de ser agraciado.
O professor, que também está à frente do processo de digitalização de todo acervo do Diario de Pernambuco (Foto: Rafael Vieira/DP foto)
O professor, que também está à frente do processo de digitalização de todo acervo do Diario de Pernambuco (Foto: Rafael Vieira/DP foto)

“No mundo da educação, é muito raro a gente ter uma oportunidade dessa, que alguém reconheça o seu trabalho em vida. Ter um reconhecimento público tem uma relevância, não somente para mim, mas para a categoria toda. De certa forma, dá visibilidade e valoriza o trabalho do professor”, comemorou.

Restauração

A restauração do acervo histórico do Diario de Pernambuco integra o Programa de Curadoria do Patrimônio Memorial de Jornais Centenários de Pernambuco, uma parceria do Laboratório Liber com a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP). Além do Diario, estão em andamento projetos de recuperação dos acervos dos periódicos Jornal Pequeno, Diário da Manhã e Diário da Tarde. O Liber já recebeu 168 livros referentes a essas coleções.

“A gente já fez cerca de 20%. Digitalizamos, tratamos, e daqui a pouco esse material vai estar disponível na internet. Agora, estamos fazendo a parte mais difícil, que são os jornais mais antigos e estão com mais problemas. A partir do próximo ano, a gente vai ganhar um pouco mais de velocidade porque vamos pegar os jornais mais novos. Esperamos que daqui a alguns anos a gente tenha a coleção toda digitalizada e acessível para as pessoas poderem pesquisar dentro do jornal com apenas um clique. Para isso, criamos um dicionário do século XIX para poderem aprender a ler o Diario de Pernambuco”, revelou o professor Marcos Galindo.