DIPLOMACIA

Raquel Lyra apresenta 'potenciais econômicos' de Pernambuco para a cônsul-geral da China no Recife

Encontro visa estreitar relação diplomática e de investimentos em áreas como tecnologia, cultura e agricultura

Publicado em: 18/04/2024 16:18 | Atualizado em: 18/04/2024 16:21

Cônsul-geral da República Popular da China no Recife, Lan Heping, e governadora Raquel Lyra (PSDB) cumprem mais uma agenda em Pernambuco (Miva Filho/Secom)
Cônsul-geral da República Popular da China no Recife, Lan Heping, e governadora Raquel Lyra (PSDB) cumprem mais uma agenda em Pernambuco (Miva Filho/Secom)
Em encontro com a nova cônsul-geral da República Popular da China no Recife, Lan Heping, nesta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra (PSDB) exaltou o Porto de Suape, o Aeroporto Internacional do Recife - o maior do Norte-Nordeste do Brasil - o Polo de Confecções do Agreste e o Vale do São Francisco - maior exportador de uva e manga do país - como potenciais econômicos do estado, de portas abertas para investimento e cooperação.

“Fazemos questão de fortalecer as relações entre Pernambuco e o governo chinês através do consulado instalado aqui. Nosso time tem buscado trabalhar as cooperações técnicas e de amizade entre os países. Com essa relação mais próxima, podemos desenvolver potenciais em diversas áreas, como tecnologia, cultura, agricultura e a nova economia. Estamos confiantes que coisas boas estão vindo para o nosso Estado”, detalhou a governadora.

A gestão de Lyra cumpriu três agendas com a diplomata desde sua chegada a Pernambuco em março, visando estreitar relações com o consulado chinês, seguindo os acordos de cooperação estabelecidos entre Brasil e China - que celebram 50 anos de relação diplomática neste ano.

“Durante todos esses anos, alcançamos uma relação resiliente e vívida, estamos com grandes expectativas para o futuro. A China gostaria de trabalhar com o governo de Pernambuco para fortalecer essa parceria e beneficiar os dois povos. Valorizamos muito o papel e a importância da região Nordeste, em especial, Pernambuco”, ressaltou Lan Heping.

O consulado atende todos os estados do Nordeste, com exceção da Bahia. Estima-se que 50% da população chinesa da região esteja concentrada em Pernambuco - uma parcela de 4 mil imigrantes, com forte atuação nos setores de pesca, comércio, agricultura e alimentos.

Também participaram da reunião o secretário da Assessoria Especial, Fernando Holanda; a secretária executiva de Relações Internacionais, Rayane Aguiar; e o vice-cônsul do Consulado-Geral da China em Recife, He Yongwei.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.