No Agreste

PF cumpre mandados contra contrabando de eletrônicos e lavagem de dinheiro

Com apoio da Receita Federal, a Operação Hightech mirou endereços de responsáveis pela comercialização de aparelhos de última geração em lojas de varejo em Caruaru

Publicado em: 18/04/2024 11:07

Operação da PF cumpriu mandados de busca  (Foto: PF)
Operação da PF cumpriu mandados de busca (Foto: PF)
A Polícia Federal em Pernambuco e a Receita Federal
deflagraram,  na manhã desta quinta (18), a Operação Hightech.
 
A meta foi combater o contrabando e o descaminho de celulares e equipamentos eletrônicos, bem como lavagem de dinheiro e crimes tributários.
 
A operação foi deflagrada em caruaru, no Agreste pernambucano.
 
Os agentes da PF e auditores da Receita cumpriram   dois mandados de busca e apreensão e medidas cautelares expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.
 
Os mandados foram cumpridos simultaneamente em endereços comercial e residencial.
 
As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Combate a Crimes Fazendários e se iniciaram em fevereiro de 2022, quando foi instaurado um inquérito policial.
 
A ideia era  apurar os responsáveis pela comercialização de produtos eletrônicos diversos, objeto de descaminho, associado a "uma vultosa movimentação financeira atípica".
 
A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar como agia o responsável, que comprava  produtos de origem estrangeira e os comercializa em loja de varejo na capital do Agreste. 
 
Ele responderá pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e eventualmente crime contra a ordem tributária.
 
As penas podem alcançar 19 anos de reclusão.
 
O nome da operação faz referência à atividade e tipo de mercadoria comercializada: celulares e aparelhos eletrônicos de última geração.



COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.