Segurança pública

"Pernambuco precisa voltar a ser um Estado seguro", diz governadora em entrega de medalhas da Polícia Civil

Solenidade marcou, nesta terça (30), o encerramento dos festejos de 207 anos da corporação. Foram agraciados 165 policiais e integrantes da sociedade com o "Mérito Policial Civil"

Publicado em: 30/04/2024 12:50 | Atualizado em: 30/04/2024 13:02

Governadora raquel Lyra e demais autoridades partiparam de solenidade (Foto: Rafael Vieira/DP)
Governadora raquel Lyra e demais autoridades partiparam de solenidade (Foto: Rafael Vieira/DP)
A Polícia Civil de Pernambuco concedeu, medalhas do "Mérito Policial Civil" para 165 policiais e integrantes da sociedade civil que ajudaram a fortalecer a corporação ao longo de 207 anos.
 
Na solenidade, realizada, nesta terça (30), no Recife,  a governadora Raquel Lyra (PSDB) declarou que a gestão dela  tem uma estratégia muito clara: "Pernambuco precisa voltar a ser um estado seguro”. 
 
A cerimônia  aconteceu na sede da Escola Superior de Magistratura (Esmape), na Ilha do Leite, na Área central da cidade. 
 
O evento marcou o encerramento dos festejos do aniversário da instituição, celebrado ao longo de todo o mês de abril. 

Também participaram a vice-governadora Priscila Krause, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho; o Delegado-Geral da PCPE, Renato Rocha, e da Delegada-Geral Adjunta da PCPE, Beatriz Leite, além  de outras autoridades. 

Na solenidade, a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que estava honrada em participar da solenidade, representando o Estado e disse que "não é fácil fazer mudança”. 
 
"É importante homenagear as pessoas que ajudaram a fazer um Pernambuco mais seguro, dedicando suas vidas  e suas energias", declarou. 

Ainda segundo a gestora, é importante homenagear "quem faz a diferença para devolver a paz social ao Estado". "Ninguém faz nada sozinho", declarou.

A governadora destacou também as ações desenvolvidas.

 
Raquel Lyra entregou medalha a policiais  (Foto: Rafael Vieira/DP)
Raquel Lyra entregou medalha a policiais (Foto: Rafael Vieira/DP)
 "Estamos mudando tudo, renovando quadros e fazendo concursos. É o maior investimento em segurança da nossa história", afirmou.

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha, destacou a importância da solenidade.

Segundo ele, a entrega das medalhas fecha o mês de aniversário. 

"É o grande evento, o fechamento do mês. Agraciamos policiais e membros da sociedade civil que ajudaram a melhorar a corporação e a torná-la  mais eficiente", declarou.

Renato Rcha ressaltou ações  (Foto: Rafael Vieira/DP )
Renato Rcha ressaltou ações (Foto: Rafael Vieira/DP )
Rocha também falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela corporação.
 
"As nossas ações visam cumprimento das metas. Tenho confiança de que, com as ações para evitar os crimes contra a vida,  cumpriremos o estabelecido", disse. 

O chefe da polícia disse, ainda, que a ideia do governo é cada vez mais investir na estrutura e motivar o efetivo policial. 

A medalha

Medalhas foram entregues nesta terça (30)  (Foto: Rafael Vieira /DP)
Medalhas foram entregues nesta terça (30) (Foto: Rafael Vieira /DP)
A Medalha do Mérito Policial Civil foi criada pelo decreto 24.205, em 15 de abril de 2002. A ideia é reconhecer o servidor pelos seus relevantes serviços prestados em prol da segurança do Estado e da sociedade pernambucana. 

Além disso, a premiação contempla  personalidades e instituições públicas ou privadas. A concessão é feita por Ato do Poder Executivo, cabendo à Polícia Civil a expedição do respectivo diploma.

Outros eventos

A cerimônia encerrou as comemorações alusivas ao aniversário da PCPE que iniciaram no último dia 11 com uma homenagem ao agente Luiz Henrique Malta dos Santos que foi morto, em 2023, no exercício de sua função. 

A partir do evento, o auditório localizado no quarto andar da Sede Operacional da PCPE passará a ter o nome do policial civil. 

O espaço é palco diariamente para a realização de coletivas à imprensa, além de diversos outros eventos institucionais. 

Entre os dias 20 e 21, ocorreu a exposição PCPE: 207 anos no Shopping Recife, em Boa Viagem, Recife.  

A população teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a corporação. Na ocasião, foi possível ainda emitir a Carteira de Identidade na Delegacia Móvel que será montada na parte externa do centro de compras.
 
Nos dias 4 e 5 de maio, essa ação voltará a acontecer com a emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), na Delegacia Móvel, montada no estacionamento do Shopping Recife.

Serão disponibilizadas 80 vagas por dia e o interessado deve realizar um agendamento prévio pelo site www.pecidadao.pe.gov.br, preenchendo os dados e indicando que é  para a 1ª via da Carteira de Identidade Nacional.

Se a pessoa já tiver emitido a nova Carteira de Identidade Nacional e for tirar a 2ª via, precisa pagar a taxa  de R$ 29,91, imprimindo o DAE no mesmo site. 

O que levar 

No dia agendado, é preciso levar Certidão de Nascimento/ Casamento, CPF e, se houver o pagamento do DAE (boleto gerado), levar o comprovante.

Caso o cidadão deseje incluir informações adicionais, tais como tipo sanguíneo e título de eleitor, deve levar os documentos originais. Além da emissão da Carteira de Identidade Nacional, o efetivo da Polícia Civil também estará realizando registros de boletins de ocorrência na Unidade Móvel.