Capacitação

Pernambuco lança Programa Jornada de Qualificação Jovem para facilitar entrada de jovens no mercado de trabalho

Ao todo são 10 mil vagas distribuídas em 15 cursos profissionalizantes

Publicado em: 24/04/2024 17:21 | Atualizado em: 24/04/2024 17:29

Cada estudante poderá optar por participar de um ou mais cursos, dentre os 15 títulos disponíveis (Foto: Rafael Viera/DP Foto)
Cada estudante poderá optar por participar de um ou mais cursos, dentre os 15 títulos disponíveis (Foto: Rafael Viera/DP Foto)
O Programa Jornada de Qualificação do Jovem, iniciativa do Governo do Estado, foi lançado nesta quarta-feira (24) em um evento promovido na auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, no Recife. O programa oferece cursos de capacitação para a estudantes da rede pública na faixa etária entre 14 e 29 anos.

O projeto, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, oferece 10 mil vagas em 15 cursos com temas relevantes para o mundo do trabalho e dos negócios. Os estudantes participarão das aulas de forma on-line através da plataforma Júnior Achievement (JA Brasil). Cada estudante poderá optar por participar de um ou mais cursos, dentre os 15 títulos disponíveis.

Os cursos profissionalizantes permitem maior facilidade dos jovens no acesso ao mercado de trabalho, que costuma ser mais resistente na contratação de pessoas sem experiências e formações. O acesso à qualificação é uma realidade distante para boa parte dos jovens, principalmente aqueles que possuem baixo nível de escolaridade, pouco apoio familiar e situação econômica fragilizada.

"A gente, com esse termo de cooperação, passa a oferecer aos jovens pernambucanos, com o foco no Jovem Aprendiz, 10 mil vagas de 15 cursos diferentes gratuitos e à distância e com certificação. Esses 15 cursos estarão à disposição para que o jovem possa escolher quantos queiram fazer e, com isso, ir completando a sua formação. A gente sabe que o pernambuco tem, infelizmente, uma taxa de desemprego, entre jovens, acima da média nacional e a gente vem trabalhando fortemente para enfrentar toda essa questão", disse a governadora em exercício, Priscila Krause. 
 
E estudante Bruna Luísa, de 17 anos, do Erem Joaquim Távora, no Recife, esteve presente no evento o lado de colegas do Ensino Médio e comentou que acha o programa "excelente, porque constantemente estamos recebendo novas informações sobre o mundo e às vezes, com o avanço da tecnologia, a gente acaba precisando de uma qualificação maior";

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma online através deste link.

Confira os cursos disponibilizados pelo Programa Jornada de Qualificação do Jovem:

- Autoconhecimento: Você é o tema;
- Currículo: Por onde começar?
- Gestão de Tempo
- Marcha no futuro: a evolução do mercado
- 5 atitudes para construir um futuro de valor 
- Descubra o futuro com a tecnologia e inovação 
- TechStart: Desbravando a Jornada Tecnológica 
- STEAM: Explorando as Jornadas Profissionais
- TechSolutions: Soluções Tecnológicas
- Como criar uma Startup
- Marketing para pequenos negócios 
- Pitch: o que é e como fazer?
- Economia, Empreendedorismo e Negócios 
- Empreendedorismo sustentável: negócios sociais
- Marketing digital