GUERRA

Foto de palestinas em Gaza ganha o World Press Photo of the Year

Imagem mostra uma mulher abraçando sua sobrinha, morta em um ataque israelense na Faixa de Gaza

Publicado em: 18/04/2024 11:12

Foto de Mohammed Salem venceu o World Press Photo of the Year (Foto: ROBIN VAN LONKHUIJSEN / ANP / AFP)
Foto de Mohammed Salem venceu o World Press Photo of the Year (Foto: ROBIN VAN LONKHUIJSEN / ANP / AFP)
A imagem de uma mulher palestina abraçando sua sobrinha, morta num ataque israelense na Faixa de Gaza, em outubro na cidade de Khan Younis, ganhou hoje o prêmio World Press Photo of the Year de 2024.
 
A foto de Mohammed Salem, da agência de notícias Reuters, mostra Inas Abu Maamar a embalar o corpo de Saly, de cinco anos, que foi morta com a mãe e a irmã quando um míssil atingiu a casa da família, no sul do território, dez dias após o início do conflito.
 
Salem estava no hospital Nasser, em Khan Youni, quando viu Maamar, de 36 anos, chorando com o corpo embrulhado de Saly. “Foi um momento poderoso e triste e senti que a imagem resume o sentido mais amplo do que estava ocorrendo na Faixa de Gaza”, contou Salem, de acordo com o World Press Photo.
 
Para a presidente do júri. Fiona Shields, presidente do júri, é uma imagem realmente comovente. “Após vê-la fica gravada na sua mente. Funciona como uma espécie de mensagem literal e metafórica sobre o horror e a futilidade do conflito. Se trata de um argumento incrivelmente poderoso a favor da paz”, afirmou Shields.
 
As fotos foram selecionadas entre 61.062 inscrições de 3.851 fotógrafos de 130 países e estarão expostas em Amsterdã, na Holanda, até 14 de julho. Depois farão uma turnê internacional.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.