FURTO

Duas pessoas são presas por roubo de energia em operação realizada para coibir furto e receptação de fios em Olinda

A operação que visa combater o furto de fios e cabos no município visitou seis estabelecimentos e prendeu duas pessoas por furto de energia

Publicado em: 25/04/2024 16:01

O Secretário de Segurança Cidadã Coronel Pereira Neto, a delegada Euricelia Nogueira (PCPE) e o Major Lucena (PMPE) fizeram um balanço sobre a operação (Foto: Priscilla Melo/DP foto)
O Secretário de Segurança Cidadã Coronel Pereira Neto, a delegada Euricelia Nogueira (PCPE) e o Major Lucena (PMPE) fizeram um balanço sobre a operação (Foto: Priscilla Melo/DP foto)
 
Durante uma operação policial integrada, realizada na manhã desta quinta (25), duas pessoas foram presas pelo crime de furto de energia.

A operação visitou seis estabelecimentos em busca de elementos que pudessem ligar as empresas com o crime de receptação.

Na ação, nenhum material foi recuperado ou identificado como sendo de propriedade da cidade, mas duas pessoas foram presas por furto de energia e um estabelecimento foi fechado pela Vigilância Sanitária.

O coordenador de iluminação pública do município de Olinda, Paulo Brayner conversou com a reportagem e falou sobre os danos causados ao município e à população.

“Essa ação conjunta da prefeitura para inibir esse tipo de crime, que termina atrapalhando a iluminação pública aqui do centro histórico e no município é muito importante.Aqui só na Praça do Carmo, aqui próximo onde estamos, nós tivemos 17 luminárias de LED roubadas, onde nós implantamos a apenas um mês atrás, fora mais de 500 metros de cabos roubados, entre os conectores, relês e outros equipamentos, então essas ações que vem sendo em conjunto com a Polícia Civil, Militar e a Guarda Municipal, é um negócio muito importante para inibir os receptores como as pessoas furtam o material público. Infelizmente, não recuperamos nenhum material nosso, a gente não teve êxito no material recuperado. Isso a gente está falando só aqui da Praça do Carmo, fora, em vários outros bairros, tipo Sítio Novo, Rio Doce. Que acontece o mesmo caso, mesma situação”, explicou o coordenador.

O Secretário de Segurança Cidadã Coronel Pereira Neto, a delegada Euricelia Nogueira (PCPE) e o Major Lucena (PMPE) fizeram um balanço sobre a operação e também adiantaram que este tipo de ação vai se repetir no município para conseguir acabar com essa prática criminosa na cidade.

“Foram fiscalizados seis estabelecimentos. Os estabelecimentos foram selecionados através de relatórios de inteligência que mostravam que aqueles locais eram locais de possível recepção de produtos de furto praticados pelas pessoas e, consequentemente, a gente foi nesses locais para fazer uma fiscalização. A gente acredita que foi uma operação de sucesso, porque além de tudo, para além do resultado que nós alcançamos, isso tem um impacto muito positivo, principalmente no que diz respeito à prevenção da criminalidade e da violência, porque as pessoas estão vendo que o poder público, através dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social e da própria Prefeitura estão trabalhando de forma integrada, conforme preconiza o Sistema Único de Segurança Pública. E isso tem feito com que a gente possa, com essas ações, quebrar um ciclo vicioso que é justamente alguém que furta uma residência, furta um equipamento público e depois revende ele de forma ilícita para adquirir drogas. Esta operação não é estanque, ela é uma operação que ela vai ocorrer em outras oportunidades e, antes e precedendo a deflagração de novas fases dessa operação, será realizado novos levantamentos de inteligência para que possam subsidiar o planejamento estratégico nesse sentido, para que a gente possa definir horários, dias e locais para que possamos realizar novas operações e, sim, sendo necessário, até convocar outra operação. Foram seis estabelecimentos visitados hoje, duas pessoas presas, por furto de energia e um estabelecimento foi fechado pela Vigilância Sanitária”, relatou Pereira Neto.
A operação que visa combater o furto de fios e cabos no município visitou seis estabelecimentos (Foto: Priscilla Melo)
A operação que visa combater o furto de fios e cabos no município visitou seis estabelecimentos (Foto: Priscilla Melo)

A operação tem como objetivo combater a receptação criminosa de materiais furtados no Centro Histórico da cidade de Olinda e contou com a participação da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) que enviou três delegados, três equipes e cinco viaturas.

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) através da CIATUR com duas equipes e seis viaturas e o 1º BPM com uma equipe, duas viaturas e quatro policiais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) enviou três viaturas e três equipes, além de órgãos de Controle Urbano Municipal com três equipes, três viaturas e seis servidores. A Guarda Municipal com três equipes e dezesseis guardas municipais e a Vigilância Sanitária da prefeitura Olinda que enviou três viaturas e seis agentes para auxiliar na operação.