VOTAÇÃO

Senado criminaliza posse de drogas; confira como votaram os senadores pernambucanos

PEC, que ainda será analisada pela Câmara dos Deputados, constitucionaliza distinção entre traficante e usuário

Publicado em: 17/04/2024 15:55 | Atualizado em: 17/04/2024 16:10

 (Jonas Pereira/Agência Senado)
Jonas Pereira/Agência Senado
O Senado Federal aprovou, na última terça-feira (16), o Projeto de Emenda Constitucional que criminaliza a posse e porte de qualquer quantidade de drogas ilícitas, com 53 votos favoráveis e nove contrários no primeiro turno, e 54 contra nove no segundo turno.

Dos três senadores pernambucanos, apenas dois participaram da votação - Teresa Leitão (PT) está na Colombia com o presidente Lula (PT), mas garantiu que seria contrária à medida caso estivesse presente.

Humberto Costa (PT) também se opôs à criminalização, apontando a "ineficácia de políticas punitivistas que implica diretamente as pessoas pretas, pobres e periféricas". O senador Fernando Dueire (MDB), por sua vez, votou à favor da PEC.

O texto, apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), garante que não há privação de liberdade pelo porte de drogas. “O usuário não será jamais penalizado com o encarceramento”, disse. Substâncias derivadas de drogas ilícitas para uso medicinal também não serão afetadas pela medida.
 
A PEC agora será analisada pela Câmara dos Deputados.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.