FESTIVAL

Cena Nordeste percorre toda a região

Pernambuco estará representando o audiovisual em projeto que busca acessibilidade cultural

Publicado em: 19/04/2024 10:51 | Atualizado em: 19/04/2024 11:55

 (Foto: Hesíodo Góes/Secom)
Foto: Hesíodo Góes/Secom
Na tarde de ontem, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, foi anunciado pelo Consórcio Nordeste a iniciativa do Cena Nordeste Festival, que consistirá numa agenda de eventos, até o final do ano, apresentando diferentes temáticas culturais. Cada um dos nove estados da região ficará responsável por uma delas durante dois dias.

O festival é um intercâmbio cultural que celebra a construção e troca de artes, linguagens e histórias de cada parte da região. As atraçõesdos diferentes encontros serão definidas por curadores locais contratados por cada um dos estados. A cineasta Cintia Lima, será a presentante de Pernambuco, que ficará responsável pelo cinema/audiovisual. O evento no estado será nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.

A programação será divulgada posteriormente, assim como em todos os outros locais. “A cultura nmuitas vezes vive de quase nada, no Brasil, infelizmente. E quando a gente consegue impulsionar o volume que se precisa de orçamento, de recursos pra garantir movimentos de cultura popular que geram emprego e renda, abraçando também o turismo e nossa identidade cultural, é a forma mais rápida que a gente consegue mobilizar a economia e a cultura do povo crescer.

Só nesse projeto, são mais de 1.400 técnicos e artistas envolvidos. A gente só precisa se organizar melhor e garantir que os nossos artistas vivam dessa sua arte”, disse a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Aidealização do evento multicultural coube à Câmara Temática de Cultura do Consórcio, que traçou as primeiras linhas do projeto no ano passado. O investimento previsto é de R$ 4 milhões. O calendário começa em João Pessoa (PB), nos dias 10 e 11 de maio, com o grafitti. Em junho é a vez de Maceió (AL), com o tema Cultura Popular, nos dias 7 e 8 de junho. São Luís (MA) será palco da música nos dias 5 e 6 de julho.

Em setembro, Natal (RN) será, literalmente, palco do teatro. Aracaju (SE) também ficou com a cultura popular, nos dias 11 e 12 de outubro. Nos dias 16 e 17 de novembro, Fortaleza (CE) apresenta a dança e Salvador (BA) encerra o festival nos dias 7 e 8 de dezembro com o circo.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.