Cultura

Câmara aprova lei que torna Instituto Dom Helder Camara Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

A ideia é celebrar os 60 anos da chegada de Dom Helder à Arquidiocese de Olinda e Recife e marcar 40 anos da instituição

Publicado em: 16/04/2024 11:08 | Atualizado em: 16/04/2024 11:13

Instituto guarda memórias do Dom da Paz (Foto: Divulgação)
Instituto guarda memórias do Dom da Paz (Foto: Divulgação)

 

O Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal do Recife.
 
O documento segue para a sanção do prefeito João Campos (PSB). A ação é importante na defesa da cultura e dos direitos humanos na capital pernambucana.
 
Sobre a instituição
 
O IDHeC é uma entidade sem fins lucrativos, com objetivo de preservar e divulgar o legado de Dom Helder Câmara. Além de salvaguardar as obras do Dom, a entidade também é referência no combate às diversas formas de violência e opressão, incentivando a importância da cultura e da arte no exercício da cidadania.

“O IDHeC é um fundamental para o Recife. Eles são responsáveis por salvaguardar a obra de Dom Helder que não só foi um grande poeta, mas também uma referência na luta pelos direitos humanos, por justiça social. Eles também desenvolvem um trabalho social de suma importância para os e as jovens recifenses através da arte”, comentou Cida Pedrosa, vereadora e autora do projeto.
 
Casa de Frei Francisco (Foto: Divulgação)
Casa de Frei Francisco (Foto: Divulgação)
 
O IDHeC também conta com a Casa de Frei Francisco, fundada em 1984, que acolhe crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, moradores das comunidades dos Coelhos, Coque/Joana Bezerra que estão em situação de vulnerabilidade social. O espaço conta com o programa Jovem Aprendiz, inserindo jovens no mercado de trabalho, além de estimular o desenvolvimento através da arte. 

“Recebemos com alegria e gratidão a aprovação do projeto de lei de Cida. Todo o acervo de Dom Helder está tombado pelo Governo do Estado e representa um conjunto de pensamentos que contribuíram para a atualidade da Igreja Católica e para a história contemporânea do Brasil. Esta à disposição de todos, contando com uma exposição permanente na Igreja das Fronteiras.”, disse Virgínia Pimentel, diretora executiva do IDHeC.
Tags: cultura | dom | helder | patrimônio |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.