IDA

Instituto do Autismo se prepara para inaugurar unidade em Caruaru

Em visita ao Diario, Kadu Lins, diretor geral do instituto, falou sobre a expansão e as atividades que o instituto desenvolve

Publicado em: 27/03/2024 22:06 | Atualizado em: 27/03/2024 22:10

Kadu Lins, diretor geral do IDA (foto: Priscilla Melo/DP Foto)
Kadu Lins, diretor geral do IDA (foto: Priscilla Melo/DP Foto)

Fundado em 2020 pelo profissional de Educação Física e especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA, na sigla em inglês) e psicomotricidade Kadu Lins, o Instituto do Autismo (IDA) se prepara para inaugurar um espaço exclusivo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espetro Autista (TEA) em Caruaru, no Agreste, em maio deste ano. Esta será a sétima unidade do instituto, que já conta com quatro espaços no Recife, um em Igarassu, na Região Metropolitana, e um em Carpina, Mata Norte.

 

Em visita ao Diario, Kadu Lins, falou com o diretor Diogo Noronha sobre o trabalho desenvolvido pelo IDA, que, atualmente, assiste 550 crianças com o apoio de mais de mil colaboradores. “A gente é um local de informação, a gente é um local de acolhimento. ‘Meu filho é autista, eu não sei o que fazer’, vai lá conversar um pouquinho conosco, que vamos tentar dar um direcionamento”, explica. 

 

No instituto, são realizadas intervenções terapêuticas com equipes multidisciplinares que incluem psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicomotricistas, profissionais da educação física, psicopedagogos, musicoterapeutas, equoterapeutas e nutricionistas. 

 

“Funciona muito mais como uma escola. [A criança] chega, das 7h15 às 8h vai para o psicólogo, 8h às 8h45 ela faz terapia ocupacional, das 8h45 às 9h30 ela faz psicomotricidade, como se fosse uma escola. Às 12h30 ela almoça e vai para a escola, onde tem um profissional nosso com ela. A gente acompanha a criança de 7h15 até 18h30, e a mãe, enquanto espera por ela, recebe treinamento sobre o que fazer quando chegar em casa”, conta Kadu. “Como fazer isso para a grande massa é o grande desafio”.

 

O IDA é privado e também possui vagas sociais, além de promover atividades gratuitas como colônias de férias, cursos e ações sociais. São realizados, ainda, treinamentos para escolas e empresas como Game Station, Turma da Mônica e Mundo Bita, que contou com a ajuda do instituto para desenvolver um personagem autista para o seu universo. 

 

Durante o próximo mês, através da campanha “Todo Autista é Campeão”, o instituto promoverá diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril. Na própria terça-feira, uma ação especial no Marco Zero envolverá os familiares dos seus assistidos em atividades físicas e contará com distribuição de medalhas para as crianças.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.