IMUNIZAÇÃO

Além do Recife, mais cidades de Pernambuco receberão vacina contra dengue; saiba quais

Dezenove municípios de Pernambuco e o arquipélago de Fernando de Noronha vão receber o imunizante

Publicado em: 28/03/2024 11:43 | Atualizado em: 28/03/2024 17:39

O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses  (Walterson Rosa/MS)
O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses (Walterson Rosa/MS)
 
O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a nota técnica que detalha a distribuição da terceira remessa de vacinas contra a dengue. Serão contempladas mais 11 Regiões de Saúde, incluindo a do Recife.

Segundo a pasta, a Região de Saúde do Recife engloba, além da capital pernambucana, Fernando de Noronha e as cidades de Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Pombos e Itapissuma.
 
“Os envios da terceira remessa serão informados por notas técnicas específicas e pelo agendamento com o operador logístico nas centrais estaduais da Rede de Frio”, explica a Saúde, no comunicado.
 
A previsão é de que na próxima semana as doses redistribuídas comecem a ser utilizadas, a depender do processo de remanejamento próprio de cada localidade.  O imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. 
 
Há 668 mil doses próximas do vencimento, previsto para 30 de abril: 523 mil em junho; e 84 mil em julho. Em entrevista coletiva nessa quarta-feira (27), o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI), Eder Gatti, explicou o esquema de ampliação de municípios contemplados.
 
Vacina contra dengue (Walterson Rosa/MS)
Vacina contra dengue (Walterson Rosa/MS)
 
 
“Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse.
 
A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que o Programa Estadual de Imunizações de Pernambuco (PEI-PE) vem acompanhando junto ao Ministério da Saúde as definições sobre a vinda do imunobiológico e deverá realizar, ainda na primeira semana de abril, reuniões de alinhamento com os representantes dos municípios contemplados.
 
“Seguiremos no aguardo de novas notas técnicas que vão orientar o trabalho logístico para a chegada das vacinas em nosso estado. A gente espera realizar um amplo trabalho de parceria com todas as equipes dessas cidades e estamos engajados em conscientizar cada vez mais a população sobre a importância da imunização na prevenção de doenças”, explica a superintendente do PEI-PE, Jeane Tavares Torres.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.