ALERTA

Riscos de acidentes em cachoeiras aumenta no período de chuvas

Publicado em: 05/02/2023 11:19

Durante o verão, aumenta a procura pelas cachoeiras localizadas no DF, Entorno e Goiás. Mas devido às chuvas, o volume dos rios aumenta e cresce o risco das chamadas "cabeças d´água", fenômeno causado pela chuva intensa na cabeceira do rio, formando uma onda que vai elevar repentinamente o nível da água ao longo do rio. Em 28 de janeiro, o turista estrangeiro Raul Jiménez, 30 anos, desapareceu quando frequentava a cachoeira Raizama, na Chapada dos Veadeiros. Ele e outras três pessoas foram surpreendidos pelo aumento do volume da água. Cinco dias após o desaparecimento, o corpo de Raul foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO).

 

O guia turístico da Chapada dos Veadeiros Diego Marques Carvalho avalia que a cabeça d´água é um dos maiores perigos ao se frequentar as quedas d´água nesta época. "No período de chuva do cerrado, que vai de outubro a abril, os rios podem subir repentinamente em questão de segundos, e a força das águas pode surpreender a todos. Ainda que esteja sol em determinado local, pode estar chovendo na cabeceira do rio, e assim o nível da água subir abruptamente", relata.

 

Diego explica que os apreciadores de banhos em cachoeiras devem estar atentos a outro fenômeno, a tromba d'água, uma nuvem de tempestade que se forma sobre um corpo d'água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. "Ela pode se formar sobre um rio, lago ou no oceano. O formato lembra o de um tornado", compara o guia lembrando que muitas pessoas confundem os episódios.

 

O guia turístico ressalta que é possível ir à cachoeiras com segurança em todas as estações do ano. "No verão, que engloba a época de chuvas, é imprescindível a contratação de um guia local para que o passeio tenha maior segurança, pois ele saberá informar os riscos de cada local."

 

Dicas para visitação

Para os brasilienses que querem aproveitar as quedas d´água no período chuvoso, o guia dá algumas dicas para tornar o passeio mais seguro. A primeira delas é conhecer o local. "Há atrativos que precisam fechar para a visitação por segurança, outros que devem ser evitados, e também tem cachoeiras sazonais, que só tem vazão nessa época", explica Diego. 

 

Ao Correio, o capitão Paulo Jorge, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) alertou que,  ao visitar uma cachoeira é preciso verificar a previsão do tempo, ficar atento à formação de nuvens e também ao nível e coloração da água, que não pode estar turva. "Caso vá em época de chuva, o mais indicado é ir sempre em grupos, evitar lugares que não conheça, ou contratar um guia. Mas sempre ao sair de casa, alertar um familiar para que ele saiba do paradeiro e possa acionar ajuda, caso seja necessário", completa. 

Tags: cachoeiras | chuvas |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.