CONGRESSO

PSD desbanca PL e começa legislatura com maior bancada do Senado

Publicado em: 01/02/2023 17:51

PSD soma um total de 15 parlamentares, três a mais do que o PL. Sigla também é a legenda com o maior número de senadoras após ganhar Daniella Ribeiro, Mara Gabrilli, Eliziane Gama e Zenaide Maia
 (Foto: Ed Alves/CB/DA.Press)
PSD soma um total de 15 parlamentares, três a mais do que o PL. Sigla também é a legenda com o maior número de senadoras após ganhar Daniella Ribeiro, Mara Gabrilli, Eliziane Gama e Zenaide Maia (Foto: Ed Alves/CB/DA.Press)
O PSD de Gilberto Kassab começa a legislatura com a maior bancada do Senado. O partido desbancou o PL, que passou a ocupar por meses após a eleição de 2022 o posto de sigla mais numerosa da Casa.

 
Assim, o PSD soma um total de 15 parlamentares, três a mais do que o PL. O PSD também é a legenda com o maior número de senadoras, após ganhar Daniella Ribeiro (PB), Mara Gabrilli (SP), Eliziane Gama (MA) e Zenaide Maia (RN).
 
Na sequência está MDB, com 10, antes de PT e União Brasil, que somam nove, cada. Há expectativa de crescimento do PT, com a ida de Randolfe Rodrigues para o reduto petista. A mudança, porém, ainda não está confirmada.

PP soma seis senadores, ao passo em que Podemos, cinco; PSB e Republicanos, quatro; PDT e PSDB, três; e Rede, um. PDT e Rede foram as únicas siglas que não obtiveram mudança.
 
Por se tratar de uma eleição majoritária, a escolha dos senadores entrega ao parlamentar o próprio mandato, diferentemente do que ocorre com cargos eletivos cujo pleito se dá pela proporcionalidade, a exemplo de deputados federais.

Para realizar mudanças de legendas no sistema proporcional, é necessário esperar a chamada janela partidária, quando as trocas sem perdas de mandatos são permitidas. No caso dos senadores, as mudanças são atemporais.

 
Tags: política | brasília | senado | pl | psd |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.