ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS

Programa de renegociação de dívidas deve ser lançado nos próximos dias

Publicado em: 07/02/2023 16:19

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa pode alcançar até 100 milhões de brasileiros negativados, que recebem até dois salários mínimos
 (Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil)
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa pode alcançar até 100 milhões de brasileiros negativados, que recebem até dois salários mínimos (Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil)
Durante evento da Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira (7/2), a presidente do banco, Rita Serrano, afirmou que o programa Desenrola, que prevê a renegociação de dívidas para quem recebe até dois salários mínimos, deve ser lançado nos próximos dias. Na ocasião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que está se preparando para apresentar ao presidente Lula (PT) o projeto de combate ao superendividamento pós-pandemia.
 
Segundo Haddad, o programa pode alcançar até 100 milhões de brasileiros. “O Ministro Rui Costa vai nos convocar a uma reunião com o presidente, para apresentar o Desenrola, que é um outro programa que vai ter um alcance enorme”, disse o ministro. “Se você não desatar esse nó, desse alto endividamento no pós pandemia, você não vai reestruturar essas famílias. Nós podemos ter 100 milhões de brasileiros porque um CPF negativado pode estar dialogando com uma família de quatro, cinco pessoas”, acrescentou.
 
O ministro destacou que de um total de 70 milhões de CPFs negativados atualmente, cerca de 50 milhões dizem respeito a pessoas com renda de até dois salários mínimos, público alvo do programa. “Se não desatamos o nó de alto endividamento no período pós-pandemia, não vamos reestruturar as famílias”, afirmou.

Na ocasião, o chefe da Fazenda aproveitou para reafirmar que o governo sabe da importância dos bancos públicos para o desenvolvimento nacional. “Nós estamos falando de muita gente que, mais uma vez, vão poder contar com a ajuda da Caixa Econômica Federal para arrumar sua vida, para dar um horizonte para sua família”, disse o ministro. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.