BANCO ESTATAL

Lula critica Bolsonaro e diz que ''BNDES foi vítima de difamação''

Publicado em: 06/02/2023 13:38

Na posse de Mercadante no BNDES, o presidente Lula afirmou também ser mentira que o BNDES "dava dinheiro" a países amigos (Crédito: MAURO PIMENTEL / AFP)
Na posse de Mercadante no BNDES, o presidente Lula afirmou também ser mentira que o BNDES "dava dinheiro" a países amigos (Crédito: MAURO PIMENTEL / AFP)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (6) que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) “foi vítima de difamação muito grande”. A declaração ocorreu durante a cerimônia de posse do presidente do banco, Aloizio Mercadante, no Rio de Janeiro, e é uma indireta ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo defendeu ainda que a empresa pública federal é “a mais importante agência de desenvolvimento e financiamento”.

“Eu não poderia deixar de lembrar a vocês que esses banco foi vítima de difamação muito grave durante o processo eleitoral. Vivemos um momento no Brasil em que as narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais que a verdade se forem ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos uma mentira tresloucada”, apontou.

“Esse banco foi vítima de muita mentira. A primeira é que o BNDES nunca foi caixa preta. De tanto martelar isso teve que gastar mais de R$ 42 milões em 2020 em uma auditoria, e o resultado foi que nada foi encontrado de irregular porque tudo foi contratado de forma séria altamente qualificada. Vocês sabem o quanto essas mentiras custam para o povo brasileiro durante o processo eleitoral?”, emendou.

Lula disse também que “outra mentira” é que o BNDES “dava dinheiro” a outros países.

Agenda positiva
Às 15h, ainda na capital fluminense, o petista participará da cerimônia de inauguração de unidades do complexo Super Centro Carioca de Saúde, com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do anúncio do lançamento da Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, retornando no final da tarde para Brasília.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.