DIPLOMACIA

Deputado do PT entra com ação contra Bolsonaro por fraude em visto

Publicado em: 03/02/2023 21:35

 (Foto: Wesley Amaral/Agência Câmara)
Foto: Wesley Amaral/Agência Câmara
O deputado Reginaldo Lopes (PT- MG) protocolou, nesta sexta-feira (03), ofícios endereçados à embaixada dos Estados Unidos no Brasil e à brasileira em solo americano para investigar eventual fraude na permanência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no país.

Nas duas representações, o parlamentar pede que Bolsonaro seja denunciado na Unidade de Prevenção a Fraudes e no Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, para apurar se Bolsonaro burlou alguma regra prevista em sua permanência.

Nos últimos dias, Bolsonaro solicitou a alteração do status do visto dele para turista, o que proíbe o visitante de realizar atividades remuneratórias em solo americano. Segundo a ação de Reginaldo, há diversos indícios de que o ex-presidente pretende realizar atividades profissionais, remuneradas, durante sua estadia, e não apenas realizar atividades turísticas, como supostamente requer no processo apresentado. Como o nome sugere, o visto para turismo, dá ao estrangeiro apenas a liberação para turismo dentro do país.

Derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado, Bolsonaro foi para os Estados Unidos na condição de presidente no dia 30 de dezembro e perdeu a condição de autoridade a partir de 1º de janeiro. Com isso, a licença passou a ter validade de um mês, e expirou no último dia 31. Sem o visto de autoridade, Bolsonaro solicitou a mudança de status do visto para turista.

Em 31 de janeiro, Jair Bolsonaro deu uma palestra para um grupo de extrema direita, na Flórida. O Evento foi organizado pelo grupo Yes Brazil USA, e cobrou ingressos de até US$ 50. Com o visto de turista, o ex-presidente não pode dar palestras e receber por isso.

Além do intuito de realizar eventuais atividades remuneratórios, outro ponto destacado pelo deputado pelo PT de Minas Gerais é o fato de Bolsonaro ter declarado, em diversas ocasiões, que não tomou a vacina contra a covid-19.

A comprovação de vacinação é uma exigência para o ingresso nos Estados Unidos por cidadãos comuns. Como Bolsonaro não é mais presidente da República, o ofício de Lopes pede para as embaixadas investigarem se o presidente está com a vacinação em dia para continuar em território americano sem visto diplomático.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.