ESTÚDIO DP
Stellantis atua como agente transformador em Pernambuco
Estudo da Ceplan divulgou fortes impactos do Polo Automotivo de Goiana nos setores de educação, tecnologia e economia
Por: Marina Costa
Publicado em: 10/01/2023 10:00 | Atualizado em: 10/01/2023 12:03
![]() | |
Crédito: Divulgação/Stellantis |
Uma análise feita pela Consultoria Econômica e de Planejamento (Ceplan) identificou fortes impactos sociais do Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, na Zona da Mata, nos municípios vizinhos desde o início das operações do grupo em Pernambuco, em 2015. Foram constatadas mudanças positivas em diversos setores, mas principalmente nos de educação, tecnologia, economia e na geração de empregos, classificando a planta automotiva como um agente de transformação no estado.
Segundo os dados da Ceplan, desde a instalação do Polo, o emprego direto e indireto gerado cresceu 5,6% ao ano, evoluindo de 10,1 mil para 14,8 mil trabalhadores entre 2015 e 2022. Um dos reflexos do crescimento econômico causados pela consolidação da planta foi a redução da dependência econômica em relação à administração pública local e o aumento da importância de atividades industriais impulsionadas pela experiência que a mão de obra local adquiriu por influência das oportunidades das empresas do segmento automotivo. Durante o mesmo período, Goiana apresentou anualmente ganhos de participação na economia do estado, saindo da 13ª posição em 2010, com 0,93% (R$ 901,5 milhões) do PIB de Pernambuco, para 4ª posição em 2019, chegando a 5,17% do PIB estadual, com R,2 bilhões.
O impacto social da planta automotiva também está evidente no desenvolvimento da educação do município e de cidades vizinhas. O grupo está focado no desenvolvimento tecnológico do Polo de Goiana, com projetos e programas de qualificação profissional em destaque, assim como em pesquisa e o desenvolvimento demandados junto a universidades e centro de pesquisas locais. Além do investimento da Stellantis em qualificações profissionais, a influência do grupo se destacou na educação básica, especificamente nas modalidades dos ensinos fundamental e médio. Dados do Inep demonstram que as taxas de aprovação no ensino fundamental e médio nos municípios da área de influência da planta, entre 2010 e 2021, registram desempenho considerável, com uma proporção de aprovação próximo da totalidade dos alunos matriculados.
Considerando-se que o ensino médio constitui um dos fundamentos da preparação de jovens para entrar no mercado de trabalho, a implementação do polo mostrou-se importante para a obtenção de emprego como um instrumento importante para uma colocação no mercado de trabalho, trazendo motivação para acesso às oportunidades. Já em relação à saúde, a análise da Ceplan mostrou a importância da Stellantis principalmente quanto à redução da taxa de mortalidade infantil nos municípios influenciados pelo início das operações do Polo em Goiana, que gerou empregos e aumentou o PIB local.