MANIFESTAÇÃO

Militantes da causa trans pedem por respeito e segurança no Recife

Publicado em: 31/01/2023 12:09

Ato no Centro da capital foi em favor da vida e dignidade das pessoas transsexuais e travestis, mo mês de alerta para a luta (Divulgação)
Ato no Centro da capital foi em favor da vida e dignidade das pessoas transsexuais e travestis, mo mês de alerta para a luta (Divulgação)
Na manhã desta terça-feira (31), houve a intervenção em favor da vida e da dignidade das pessoas transsexuais e travestis. Coletivos e organizações realizaram o ato com faixa de “Vidas Trans Importam” chamando a atenção de quem passou pelo cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Aurora, Centro do Recife.


“É importante reforçar que a transfobia é um problema não apenas da população trans, mas de toda a sociedade, incluindo a parcela cisgênera. Este ato é uma forma de ganhar visibilidade para além dos lugares de morte, como o noticiário policial e sepultamentos”, ressalta Maria Daniela, travesti filiada à Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans) e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionista (Renfa).  


De acordo com dados apresentados pela Associação Nacional de Travestis e Transsexuais, pelo 14° ano consecutivo, o Brasil é o país que mais mata travestis e pessoas trans no mundo. Neste ranking da violência, Pernambuco  foi a unidade federativa onde mais travestis e mulheres trans foram assassinadas em nosso país.

Alguns dados que afetam a população trans, tais como: 13 anos é a idade média em que são expulsas de casa; elevadas evasão/expulsão escolar e taxa de analfabetismo (56% destas pessoas não concluíram o 1° grau); localização compulsória na prostituição como atividade econômica (90%).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.